Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 25º

Receita para um regresso à escola sem stress, psicóloga explica

"Setembro marca o regresso das crianças à escola. Sem dúvida que o regresso dos mais pequenos à escola é um marco para toda a família pelos inúmeros desafios que naturalmente acarreta", partilha Vera de Melo, psicóloga clínica, neste artigo de opinião partilhado com o Lifestyle ao Minuto.

Receita para um regresso à escola sem stress, psicóloga explica
Notícias ao Minuto

09:00 - 08/09/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Artigo de opinião

Terminadas as tão desejadas férias de verão, é hora de todos regressarem às suas rotinas diárias, para uns o trabalho para outros a escola. 

Setembro marca o regresso das crianças à escola. Sem dúvida que o regresso dos mais pequenos à escola é um marco para toda a família pelos inúmeros desafios que naturalmente acarreta. As manhãs voltam a trazer consigo as correrias para que todos possam sair de casa a horas e muitas vezes esta fase é vivida com algum stress. 

Deixo a receita de sucesso, para um regresso à escola tranquilo: 

500 g de paciência - A escola mudou, surgem novas regras de convívio, novos desafios. As práticas não são as mesmas, já não existe correria para entrar nas aulas, as brincadeiras ou a vontade de querer ficar próximo dos diferentes amigos, isso também mudou. A escola está diferente, o recreio, dá lugar a algum receio. As crianças também elas estão diferentes, todos estamos diferentes. A realidade como a concebíamos, também essa mudou. As crianças precisam de tempo para processar o período de regresso e adaptar-se à nova realidade. Não tenhamos pressa e não tenhamos visões precipitadas da realidade. Certo que a Covid-19 mudou o mundo, mas não o parou e a escola, essa, continua a ter um papel essencial para o desenvolvimento psicológico, emocional e de aquisição de competências sociais da criança.  A nova escola deve continuar a ser um espaço seguro, protetor, cuidador e de apoio ao desenvolvimento e saúde física e psicológica das crianças.    É preciso tempo para que as novas regras, novos hábitos e rotinas, novo ambiente sejam firmemente estabelecidos e interiorizados pelas crianças.

Leia Também: A Lion of Porches tem propostas irresistíveis para todos os 'cool kids'

500 g de exemplo - Quando os pais estão calmos e serenos, é mais fácil que as crianças se sintam da mesma forma com o regresso à escola, por isso relaxe e transmita confiança. Aos pais, cabe o papel de funcionarem como mediadores e tentarem ajudar na adaptação à nova normalidade. Crianças em pânico são, quase na totalidade, filhos de pais em pânico.  Os comportamentos adotados pelas crianças são muitas vezes o espelho do que lhes é transmitido em casa, por isso, é importante que os pais tenham isso consideração, promovendo um ambiente tranquilizante e seguro. 

450 g de atenção - Esteja atento às emoções, será mais fácil ajudá-los a enfrentar a realidade deste novo mundo. Estimule a sua criatividade, autonomia e responsabilidade. Mais do que a preocupação com a máscara visível, preocupe-se com a invisível. As crianças manifestam através do brincar os seus medos e ansiedades.  

400 g de bom senso - Não seja um empecilho ao desenvolvimento da criança. Com calma e tranquilidade e numa linguagem adequada a cada faixa etária explique-lhe os cuidados a ter e as regras a adotar. Não crie uma lista de cuidados, pois será difícil ela cumprir tudo na sua totalidade, pelo que o mais acertado é explicar-lhe a dimensão do problema e deixar que por si ela encontre também estratégias para com ele lidar. Lembre-se não vai estar sempre lá. Não hipervalorize as situações e não crie cenários catastróficos. Com calma e tranquilidade avalie a realidade. Recorde que podemos prevenir, antecipar, mas é impossível controlar a realidade.  

400 g de disponibilidade - Seja disponível.  As crianças necessitam primeiramente de ter os pais na sua vida, de forma presente e disponível, pois precisam da segurança que os pais transmitem, bem como do seu amor, afeto e interesse de forma contínua. Esteja atento às solicitações emocionais da criança, respondendo com proximidade e consistência às suas necessidades afetivas facilitando o desenvolvimento da sua autoconfiança e das suas competências sociais, assegurando assim o seu bem-estar emocional. 

400 g de planeamento - Um planeamento eficaz permite antecipar medos e ansiedades, encontrando, em ambiente controlado, estratégias para com eles lidar. Antes do primeiro dia de aulas, organize uma visita à escola para familiarizar a criança com o ambiente escolar. Depois dessa visita aborde com a criança o que sentiu, que dificuldades espera encontrar e como as vai resolver. 

350 g de autonomia - Não caia na armadilha da superproteção. Promova a autonomia e aceite que é inevitável, com segurança a criança retomar as suas rotinas. 

350 g de envolvimento - Envolva a criança na compra do material escolar. Este envolvimento cria compromisso e ligação emocional. Crie um orçamento para o material escolar e estabeleça um valor máximo que não deverá ultrapassar. Converse com a criança e explique o mais claramente possível que existe um limite a cumprir, mas que a escolha de todo o material se pode ajustar dentro desse valor, mas deixe-a ter alguma liberdade de escolha. Ou seja, tente dar algumas opções: se quiser ter uma mochila mais cara, deverá escolher uns cadernos mais básicos e baratos.  

300 g de rotina - Durantes as férias, a hora de adormecer e acordar ficam por norma adiados para horários mais tardios. Tendo em conta que esta 'reprogramação' dos ciclos de sono não se faz de forma imediata, é conveniente que na semana antes do início das aulas comece a adaptar gradualmente a criança aos novos horários de setembro. O mesmo é válido para os horários das refeições.  

300 g de escuta ativa - Todas as mudanças são geradoras de ansiedade. Ainda que a criança vá para o mesmo ambiente escolar há sempre mudanças. A melhor forma de lidar com esta ansiedade é conversando, escutando os seus medos e receios. Não os considere “parvos ou sem razão de ser”, dado que para ele têm muita importância. Tente em conjunto com a criança analisá-los e encontrar possíveis soluções. 

Por fim, junte todos os ingredientes, podendo fazer alguns ajustes nas quantidades, segundo a sua realidade e acrescente uma pitada de diversão a gosto. Lembre-se o regresso à escola é um grande momento, mas é um momento que se vai repetir todos os anos, por isso nada de correrias, stress ou ansiedade. Prepare este momento com a criança a cada minuto, de uma forma divertida e única. Envolva-a atribuindo responsabilidades e privilégios e acima de tudo divirtam-se! 

Lembre-se, é só mais uma etapa… 

Leia Também: Regresso às aulas: Dicas para tornar a zona de estudo mais eficiente

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório