Meteorologia

  • 25 SETEMBRO 2021
Tempo
18º
MIN 16º MÁX 23º

Edição

Imobiliário Escritórios Regresso às aulas: Dicas para tornar...

Regresso às aulas: Dicas para tornar a zona de estudo mais eficiente

Ter um espaço de estudo silencioso, confortável, organizado é vital para estimular a aprendizagem e fomentar o prazer pelo estudo. Por isso, fique a par de alguma ideias para tornar a sua zona de estudo mais eficiente, agora que as aulas estão a começar.

Regresso às aulas: Dicas para tornar a zona de estudo mais eficiente

Criar uma boa zona de estudo, é tão importante como comprar os manuais escolares. De acordo com o Habitissimo, plataforma especialista em obras e remodelações, ter um espaço de estudo silencioso, confortável, organizado é vital para estimular a aprendizagem e fomentar o prazer pelo estudo. Embora o ideal seja ter um espaço próprio, a verdade é que o nosso quarto é sempre uma excelente opção. Basta usar um biombo ou uma estante para criar uma divisão e fica com uma zona de estudo apropriada. Mas calma, há mais dicas e ideias.

Escolher mobiliário ergonómico

Independente de ser um aluno do primeiro ano ou um universitário, é inevitável acabar por passar muito tempo sentado à secretária.

Por isso, não só é importante escolher um material bonito, como também ergonómico, de modo a potenciar uma boa postura e cuidar do seu bem-estar. 

Mais ainda, deverá ter o teclado bem à sua frente e à altura do cotovelo para que possa digitar com os pulsos retos. Já o monitor quer-se ao nível dos olhos, de forma a evitar o cansaço e o seu pescoço.

Crie uma zona onde seja agradável estar

Esta dica serve para melhorar a experiência. E, hoje em dia, são infinitas as  infinitas maneiras de personalizar o seu local de estudo:

  • Aposte num busto ou gravura de uma personalidade marcante numa área que o inspire;
  • Coloque um cartaz com uma citação inspiradora;
  • Tenha sempre um calendário de papel na zona de estudo;
  • Quadro e marcadores para apagar a seco ou até mesmo giz;

Mas atenção, nunca esquecendo de que terá de ter as suas coisas arrumadas e organizadas. Pois,  o fator organização numa zona de estudo é essencial.

Ilumine o seu espírito

Sempre que possível ponha a secretária junto a uma janela por onde entre luz natural. Isto porque a luz solar estimula o cérebro.

Recentemente, segundo informa o Habitissimo, um estudo de uma faculdade alemã revelou que os alunos eram mais criativos quando trabalhavam sob luz quente, mas concentravam-se mais sob luz fria. Por isso, seja qual for a opção não negligencies, na escolha da lâmpada, a classificação energética.

A temperatura ideal para estudar

Segundo um estudo, a produtividade é mais alta numa faixa de temperatura entre os 22°C e os 25°C. Abaixo ou acima desse intervalo, os erros aumentam, afirma o Habitissimo. 

Arquitetar uma zona de pausa

Estudos comprovam que as crianças perdem a concentração a cada 20 minutos. E também os alunos do secundário e universitários precisam de pausas. Daí ser boa ideia promover pausas durante o estudo.

Por isso, pode sempre haver uma pequena zona com uns almofadões ao lado da zona de estudo. Saliente-se que estas pausas ajudam muitas vezes a aumentar a produtividade e o trabalhar com mais foco

Nada de distrações

O mais aconselhável é remover tudo que o distraia, do local de trabalho. Pense em gadgets, brinquedos, telemóveis, entre outros.

Já os mais pequenos, não deverão ter acesso a consolas, tablets, telefones e brinquedos ou estar próximos de televisão. Lembre-se que os bons hábitos começam desde pequenos e as crianças têm ainda uma extrema dificuldade em auto controlar-se e concentrar-se, salienta a plataforma.

Leia Também: Covid-19: Número de infeções "vai aumentar" com regresso às aulas

Campo obrigatório