Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 8º MÁX 15º

Candidíase nos homens: Sintomas, complicações e tratamento da infeção

Condição não afeta somente a população feminina.

Candidíase nos homens: Sintomas, complicações e tratamento da infeção
Notícias ao Minuto

12:00 - 08/09/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

Conforme explica um artigo publicado pela revista Galileu, a candidíase é uma condição causada pelo fungo Candida albicans. E apesar, da condição ser mais preponderante nas mulheres, a verdade é que também afeta os homens. Entre eles, o problema pode provocar a incidência de desconforto urinário, ardor e vermelhidão no pénis.

Regra geral, a condição advém da queda de imunidade do organismo, por algum motivo.  Mais ainda, a má higiene do órgão genital cria igualmente um ambiente propício para o desenvolvimento dos micro-organismos nocivos.

Leia Também: Investigadores do Porto em projeto inovador contra cancro da próstata

"Calor e umidade favorecem o problema. Roupas apertadas, como cueca de microfibras, pioram o problema", disse em declarações à revista Galileu Fernando Facio, diretor do Departamento de Sexualidade da Sociedade Brasileira de Urologia (SBU).

Adicionalmente, sofrer de diabetes descontrolada também favorece o aparecimento frequente de infeções, visto que a doença eleva os níveis de glicose na urina, que por sua vez servem de alimento para os fungos.

De acordo com a Galileu, os sintomas mais comuns da candidíase incluem: comichão, vermelhidão, 'rachaduras' superficiais e pequenas lesões ou feridas. 

Possíveis complicações

Embora, seja raro que a candidíase leve a problemas graves de saúde - ainda assim, quando o fungo se propaga pelo corpo humano através da corrente sanguínea, tem o potencial para causar cegueira e insuficiência renal.

Segundo Igor Marinho, infectologista do Hospital das Clínicas de São Paulo: "esses efeitos também são mais comuns em indivíduos imunodeprimidos". 

Tratamento

Comummente o tratamento envolve fármacos antifúngicos, administrados na forma de pomadas ou através da toma de comprimidos. A região genital deve ser higienizada e secada adequadamente, refere a revista Galileu. 

Como a infeção é mais recorrente entre pessoas com uma vida sexual ativa, é fundamental tratar o parceiro.

"É quase um tratamento cruzado", sublinha Facio. Sendo que enquanto os sintomas persistirem, a atividade sexual não é recomendada.

Por fim, medidas como mudar de toalha de banho diariamente, evitar o uso prolongado de calças de ganga e cuecas que não sejam de algodão podem acelerar o tratamento da candidíase. 

Leia Também: Estudo aponta que metabolismo da glicose pode revelar esconderijo do VIH

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório