Meteorologia

  • 27 ABRIL 2024
Tempo
11º
MIN 11º MÁX 17º

Os benefícios para a saúde de ter um cão, a ciência explica

Estudos destacam que atividades como passear e brincar com os animais podem contribuir para melhorar a saúde física, além de acarretarem inúmeros benefícios para a saúde mental. E quanto à depressão?

Os benefícios para a saúde de ter um cão, a ciência explica
Notícias ao Minuto

09:02 - 30/08/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Animais de estimação

Uma análise realizada nos Estados Unidos, Canadá, Escandinávia, Nova Zelândia, Austrália e Reino Unido e que envolveu aproximadamente quatro milhões de pessoas apurou que ter um cão está associado a uma diminuição de 24% no risco de morte prematura por qualquer causa. Nomeadamente, quando os tutores dos animais já haviam sofrido um ataque cardíaco ou um AVC, ter um patudo revelou ser ainda mais benéfico - sendo que os indivíduos registaram uma probabilidade 31% mais diminuta de morrerem vítimas de doenças coronárias, explica um artigo publicado pela CNN. 

Leia Também: Rainha Isabel II lança linha de biscoitos para cães

Entretanto, outra pesquisa demonstrou igualmente que donos de cães apresentavam melhorias de saúde acrescidas após sofrerem de um grande evento cardiovascular. 

O benefício foi ainda mais notório para os tutores que moravam sozinhos. Sobreviventes de enfarte que moravam sozinhos com cães tiveram um risco 33% menor de morte, comparativamente com sobreviventes que não tinham estes animais. Já sobreviventes de AVC que habitavam sós com um cão registaram uma probabilidade de morte 27% menor.

Segundo a CNN, a American Heart Association, destaca também a redução de desenvolvimento de diabetes tipo 2 como um dos benefícios de ter um patudo.

"Pessoas que levam os seus cães a passear regularmente correm um terço do risco de ter diabetes do que aquelas que não têm um animal", diz a associação.

Adicionalmente, um cão (ou outro animal de estimação) pode proporcionar um importante suporte social e emocional e é um "poderoso indicador de mudanças de comportamento que podem levar à perda de peso", comenta a associação.

De acordo com Megan Mueller, codiretora do Instituto Tufts para Interação Humano-Animal, em entrevista à CNN, os animais de estimação oferecem igualmente apoio emocional, sobretudo em momentos de stress e de ansiedade - factos corroborados pela ciência.

"Algumas pesquisas mostram que ter um animal de estimação ao seu lado durante um momento de ansiedade pode ajudar a reduzir o stress da situação", explica. 

Acrescentando: "os estudos têm mostrado repetidamente que o bom humor das pessoas aumenta e o mau humor diminui quando estão perto de animais de estimação".

Ou seja, há benefícios imediatos de curto prazo, tanto fisiológicos como psicológicos, na interação com animais de estimação. Não tenho dúvida disso.”

Contudo, o mesmo ainda não pode ser dito relativamente à depressão, tendo como base 30 estudos sobre o assunto: dezoito não mostraram nenhuma diferença nos índices de depressão entre indivíduos com e sem animais de estimação; cinco concluíram que ter um animal de estimação atenuou os sintomas da depressão; já cinco pesquisas detetaram que ter animais de estimação agravou a depressão; e os restantes mostraram ser inconclusivos.

Leia Também: Saiba se tem uma casa preparada para ter animais de estimação

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório