Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 24º
Lar Conselhos Saiba se tem uma casa preparada para...

Saiba se tem uma casa preparada para ter animais de estimação

A verdade é que o seu companheiro de quatro patas deve estar e sentir-se seguro dentro de casa, tal como qualquer membro da família. Se tem um animal doméstico ou está prestes a ter um, fique a par do que do que tem de fazer para tornar a casa mais segura para o seu cão ou para o seu gato.

Saiba se tem uma casa preparada para ter animais de estimação

Tal como qualquer membro da família, um animal de estimação requer bastante atenção. Isto porque o seu companheiro de quatro patas deve estar e sentir-se seguro dentro de casa. De acordo com o Habitissimo, de modo a que não hajam falhas de segurança que possam colocar a saúde e bem-estar do seu animal em perigo, é fundamental ter a casa preparada. Mas como? Fique a par do que do que tem de fazer para tornar a casa mais segura para o seu cão ou para o seu gato.

Casa segura

Segundo a plataforma especialista em soluções para a casa, o seu animal de estimação deve estar seguro dentro de sua casa, tal como qualquer membro da família. Assim, certifique-se de que não têm acesso a tomadas ou fios elétricos, bloqueie o acesso a pequenos espaços, certifique-se de que não conseguem abrir portas e janelas, coloque medicamentos e produtos de limpeza fora do seu alcance, e remova também tudo o que pode ser roído.

Mais ainda, remova igualmente as plantas que possam ser nocivas ao cão ou gato. No que toca a plantas, saiba que todo o cuidado é pouco, já que existem espécies que quando ingeridas podem ser fatais para o seu companheiro de quatro patas.

Dedique um espaço só para eles

Embora a sua habitação deva estar totalmente preparada para o animal, é igualmente recomendado que escolha um espaço próprio deles.

Nesse espaço, deverá colocar a cama, brinquedos e água fresca. Note que se vai adotar um animal, este espaço será aquele em que se sentirão mais confortáveis e que irá transmitir-lhes segurança.

Tem jardim? Terá de o preparar

Voltando a pegar no tema de que algumas plantas são tóxicas para animais, referido à pouco, verifique se não existem plantas nocivas no seu jardim, e se necessário remova-as. No caso de viver perto de pinheiros, esteja igualmente atento às Processionárias, salienta o Habitissimo. Estas também podem causar grandes problemas ao seu animal.

Designe ainda uma área somente para o seu companheiro de quatro patas. Um espaço para que ele possa brincar, escavar e correr.

Mais ainda…

Os animais costumam adaptar-se muito bem à vida em apartamentos. Caso viva num apartamento, não se esqueça de fechar as janelas e portas, principalmente na sua ausência.

É muito importante respeitar o espaço do seu animal. Ainda assim, deverá sempre estabelecer algumas regras, segundo revela o Habitissimo.

Leia Também: Governo abre inquérito à morte de animais em Vila Real de Santo António

Campo obrigatório