Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Demência também pode surgir em adultos jovens, alerta estudo

Investigadores apontam que uma das principais causas da condição é a doença vascular, sozinha ou combinada com a doença de Alzheimer.

Demência também pode surgir em adultos jovens, alerta estudo
Notícias ao Minuto

08:28 - 25/08/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Demência

Conforme reporta um artigo publicado na revista Galileu, um estudo recente realizado pelo Biobanco da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), no Brasil, aponta que a demência, comummente associada à população idosa, também afeta adultos jovens. Sendo que quando a patologia surge nessa fase da vida, uma das principais causas é a doença vascular, por si só ou juntamente com Alzheimer. 

Os cientistas examinaram o cérebro de 275 indivíduos com menos de 65 anos. Em 10% dos casos, foi detetada a incidência de demência vascular, que surge devido a danos provocados pela falta de circulação do sangue.

Leia Também: Detetados 15 novos biomarcadores para demência (e possíveis tratamentos)

"Lesões no cérebro provocadas pela doença dos vasos cerebrais são tão frequentes quanto as lesões da doença de Alzheimer", contou à revista Galileu Roberta Diehl Rodriguez, neurologista e investigadora do grupo de neurologia cognitiva e do comportamento do Biobanco da FMUSP.

Acrescentando: "estudos recentes mostram que a presença de mais de um tipo de lesão no cérebro de pacientes jovens com demência é mais frequente do que se imaginava".

Apesar, da presença dos danos não representar perentoriamente a manifestação dos sinais de demência.

"A amostra estudada tinha indivíduos sem alterações cognitivas e com alterações. Os pacientes podem ter as alterações no encéfalo sem apresentarem sintomas", disse a neurologista.

Uma outra pesquisa, informa a Galileu, publicada no Journal of Alzheimer's Disease no início deste ano, já havia revelado que doentes com menos de 60 anos apresentavam igualmente o risco de sofrer de mais de uma patologia neurodegenerativa juntamente com Alzheimer.

Os primeiros sintomas de demência vascular podem surgir depois da ocorrência de um acidente vascular cerebral (AVC) ou em decorrência de isquemias menores ao longo dos anos. 

Especialistas apontam que os sintomas mais comuns associados à demência vascular incluem: danos na memória,  perda de força e alterações no funcionamento cognitivo dos indivíduos. 

Leia Também: Aduhelm é o novo medicamento a ser aprovado contra Alzheimer em 18 anos

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório