Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
18º
MIN 11º MÁX 18º

"A mamoplastia continua a ser o procedimento mais procurado em Portugal"

Tiago Baptista Fernandes e Vítor Figueiredo, médicos da Up Clinic, apresentam um leque de procedimentos estéticos e de cirurgia plástica que podem ser realizados antes das férias, convidando os pacientes a aumentarem a autoestima este verão.

"A mamoplastia continua a ser o procedimento mais procurado em Portugal"
Notícias ao Minuto

13:00 - 29/07/21 por Filipa Matias Pereira

Lifestyle Cirurgia

A chegada do verão aumenta as inseguranças em relação ao corpo e, consequentemente, a procura por tratamentos estéticos e cirurgias plásticas. O desenvolvimento de técnicas e procedimentos a que se tem assistido na atualidade potenciam não só os resultados, como preveem um pós-operatório célere e indolor. 

Estes foram os temas que deram o mote à entrevista conjunta de Tiago Baptista Fernandes e Vítor Figueiredo, médicos da Up Clinic, em Lisboa, ao Notícias ao Minuto. 

Entre outras questões que não ficaram à margem desta conversa, os especialistas destacam que "a mamoplastia continua a ser o procedimento mais procurado em Portugal e no mundo". 

Tiago Baptista Fernandes e Vítor Figueiredo reforçam ainda que não deve haver "barreiras" entre os conceitos de saúde e estética, lembrando a posição da Organização Mundial de Saúde (OMS), de acordo com a qual "a saúde é o estado completo de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença". 

Com efeito, a Up Clinic lançou uma campanha - 'Vá de Férias na sua melhor versão' - e a proposta para este verão passa por convidar as pacientes a melhorarem a autoestima através de um conjunto de procedimentos que podem ser realizados antes das férias, sem necessidade de interromper a vida profissional e/ou social.

Qual é o objetivo da campanha 'Vá de Férias na sua melhor versão'?

A Up Clinic procura dar resposta personalizada aos desejos e preocupações dos seus pacientes que pretendem melhorar ou corrigir algum aspeto do seu corpo ou simplesmente prevenir o envelhecimento. Sempre com protocolos baseados em procedimentos médicos validados e eficazes, e que garantam segurança e promovam bem-estar.

Com a chegada do tempo quente, o desejo de estar na melhor forma possível é ainda mais forte e, no início do verão, lançámos esta campanha para dar reposta às principais preocupações dos nossos pacientes, quer a nível da face quer a nível do corpo. Muitos dos nossos procedimentos podem ser realizados pouco tempo antes das férias como é o caso da grande maioria dos procedimentos de medicina estética. Os procedimentos de cirurgia plástica exigem um período de recuperação maior de acordo com o grau de invasibilidade do procedimento. 

Que tipo de procedimentos estão incluídos na campanha?

Os procedimentos sem ou com período de recuperação muito reduzido (24 horas) como os fios para a flacidez da face e do pescoço, os injetáveis para a estruturação da face ou ainda rejuvenescimento de lábios, mãos e do decote. O tratamento Beauty Flash, que alimenta a pele sem downtime, também é uma ótima opção para rejuvenescer e fornecer proteção para a exposição solar (que tem de ser responsável) que se adivinha maior nesta altura.

Nos procedimentos cirúrgicos, e dependendo de quando são as férias de cada um, também será possível realizar uma mamoplastia de aumento contando com 15 dias de recuperação ou um Bodysculpting cirúrgico que necessita de uma recuperação de cerca de três semanas.

Notícias ao Minuto Tiago Baptista Fernandes à esquerda e Vítor Figueiredo à direita© DR  

Quanto ao rejuvenescimento do decote, qual a proposta para as mulheres que têm o conhecido efeito de pele 'quebrada'?

É uma área muito exposta no verão e que, em muitas pessoas, denuncia o processo de envelhecimento. Na Up Clinic, instituímos protocolos personalizados em que, no mesmo momento e de uma só vez, através da complementação de várias técnicas, todos os problemas desta área corporal são tratados.

É fundamental a realização de uma avaliação médica para determinar qual o estado da pele e definição do melhor protocolo a implementar. Se a pele está 'quebrada' e predominam rugas verticais (mesmo no espaço inter-mamário) ou alterações da pigmentação, o laser e peelings médios serão as opções principais.

Se, por outro lado, a pele está desidratada e tiver rugas pouco marcadas, então os fatores de crescimento plasmáticos e os preenchimentos bioestimuladores serão as técnicas de eleição. Se predomina a falta de tonicidade, as vitaminas, antioxidantes e reparadores celulares serão as melhores opções associadas à terapia de indução de colagénio com microneedling.

A mamoplastia continua a ser o procedimento mais procurado em Portugal e no mundo"

Com a chegada do verão, muitas mulheres começam a equacionar uma mamoplastia de aumento. Com a evolução das técnicas cirúrgicas, este é agora um procedimento com um pós-operatório mais célere e menos indolor?

A mamoplastia continua a ser o procedimento mais procurado em Portugal e no mundo e a evolução da técnica cirúrgica vem dar um pós-operatório mais simples. Além disso, tem também menor transtorno da vida profissional e um retorno mais rápido à vida ativa, principalmente nas intervenções cirúrgicas sub musculares que tinham, antigamente, um pós-operatório mais prolongado.

Trata-se do culminar da experiência da equipa de cirurgia plástica que foi trazendo para Portugal as técnicas mais inovadoras de contorno corporal" 
 
E quanto ao Bodysculpting cirúrgico? Como descreve a evolução na cirurgia de contorno corporal?

O Bodysculpting cirúrgico apresenta-se, à data, como a cirurgia mais avançada de contorno corporal. Trata-se do culminar da experiência da equipa de cirurgia plástica que foi trazendo para Portugal as técnicas mais inovadoras de contorno corporal como a S.A.F.E. Lipo em 2011, a Smart Lipo em 2014, a Lipo Alta Definição 4D Total Definer em 2018 e o Fit Mommy em 2019. Com a conjugação de equipamentos e tecnologia que permitem melhores resultados como são os casos do Vaser, Microaire e o Bodytite foi criada esta cirurgia, que confere um aspeto atlético e natural nas diferentes zonas do corpo como o abdómen, costas, flancos ou braços.

A aplicação de gordura da própria paciente vem anular o risco de rejeição"

O Brazilian Butt Lift é uma técnica cada vez mais privilegiada pelos pacientes considerando que é usada a sua própria gordura? 

Sim, sem dúvida. O aumento de glúteos ou BBL, como é popularmente conhecido, tem cada vez maior procura. A aplicação de gordura da própria paciente vem anular o risco de rejeição, o que significa maior segurança e satisfação dos resultados. As alternativas que devem ser consideradas no caso de não haver gordura disponível é a implantação de próteses ou aplicação de ácido hialurónico. 

A barreira [entre estética e saúde] muitas vezes é criada pelo preconceito"

Consideram que há uma barreira ténue entre estética e saúde? Estes domínios caminham 'de mãos dadas'?

A barreira muitas vezes é criada pelo preconceito. A saúde não precisa dessas barreiras, pois, tal como foi definido pela OMS, a saúde é estado completo de bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença. A melhoria da autoestima que se verifica numa correção ou melhoria facial ou corporal é gratificante e algo inquestionável do ponto de vista científico. Todos deveríamos ter o direito de nos sentirmos bem com o nosso corpo desde que as expectativas sejam saudáveis e realistas.

E quanto à taxa de sucesso das cirurgias estéticas? O desenvolvimento das técnicas permite alcançar taxas de sucesso cada vez mais elevadas e que correspondam às expectativas dos utentes?

As taxas de sucesso são cada vez mais elevadas, pois os resultados são mais fiáveis. Com a evolução das técnicas e da tecnologia os resultados são cada vez melhores. A título de exemplo, tal como no procedimento anteriormente referido, o Bodysculpting com recurso ao Vaser permite uma maior retração da pele o que irá provocar menos irregularidades e naturalmente uma maior satisfação.  

Nos liftings faciais, com as novas técnicas deep plane é possível alcançar melhores resultados, mais duradouros, com cicatrizes menos visíveis e um aspeto mais natural. Esta técnica pode ser conjugada com um lipofilling da face com células estaminais e fatores de crescimento, em que, além da melhoria da estrutura da face com o facelift, podemos melhorar a qualidade da pele.

Leia Também: Síndrome do Túnel Cárpico: Adiar tratamento pode comprometer recuperação

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório