Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Douro Primeira Prova apresenta 150 novos vinhos em três dias em julho

Vinte e um produtores realizam o Douro Primeira Prova entre 05 e 07 de julho, no Peso da Régua, para apresentarem cerca de 150 vinhos a 100 especialistas provenientes de 11 países, foi hoje anunciado.

Douro Primeira Prova apresenta 150 novos vinhos em três dias em julho
Notícias ao Minuto

10:57 - 22/06/21 por Lusa

Lifestyle Vinhos

Os produtores do vale do Douro uniram-se no projeto "The New Douro" (O Novo Douro) e há cerca de uma década que promovem em conjunto os seus vinhos, com iniciativas realizadas principalmente no estrangeiro.

Em 2019, os profissionais do setor foram convidados para a primeira edição do Douro Primeira Prova e para "num só lugar", o Museu do Douro, conhecerem toda a região, "sem o incómodo de ter que percorrer o longo e tortuoso caminho entre as quintas".

Leia Também: Mainova lança dois vinhos brancos vegan para experimentar neste verão

A organização disse hoje, em comunicado, que este ano o evento vai dar a conhecer 150 vinhos produzidos na Região Demarcada, "permitindo perceber a evolução das quintas, a qualidade das últimas colheitas e o potencial máximo dos vinhos da região vinhateira - dos tintos, brancos e do vinho do Porto.

Durante três dias, de 05 a 07 de julho, são esperados no Museu do Douro, no Peso da Régua, distrito de Vila Real, cerca de uma centena de críticos de vinhos, jornalistas, 'sommeliers' e compradores nacionais e internacionais.

Os cerca de 100 especialistas esperados são provenientes de países como, por exemplo, a Áustria, Suíça, Alemanha, Dinamarca, Polónia, Estados Unidos da América (EUA), Canadá e Brasil.

Depois da primeira edição em 2019, o Douro Primeira Prova deveria ter-se realizado em 2020, mas a pandemia de covid-19 obrigou ao seu adiamento.

Agora, em 2021, os 21 produtores da região vão apresentar os seus vinhos jovens: vinhos brancos e rosés de 2019 e 2020, bem como vinhos tintos e do Porto de 2018 e 2019.

De acordo com a organização, o Douro Primeira Prova é uma degustação silenciosa e, durante as provas, os produtores de vinho estarão presentes para responder a quaisquer perguntas sobre métodos de produção ou filosofias específicas.

Todas as tardes de degustação terminarão com um seminário liderado pelos próprios enólogos, explorando vários aspetos da produção de vinho na região duriense.

Em 2019, o evento contou com a presença de 167 vinhos, mais de 90 especialistas de 18 países diferentes, entre eles Suécia, Itália, Canadá, Rússia e Japão.

Os produtores que integram o projeto "The New Douro" são: Casa Ferreirinha (Sogrape Vinhos), Duas Quintas (Ramos Pinto), Duorum Vinhos, Lavradores de Feitoria, Poeira, Niepoort, Poças, Quinta da Gaivosa (Alves de Sousa), Quinta do Crasto + Roquette&Cases, Quinta do Noval, Quinta da Romaneira, Quinta do Vallado, Quinta dos Murças, Quinta Nova, Quinta do Vale Meão, Churchill's, Symington/Prats & Symington, Van Zellers & Co., Vértice e Wine&Soul.

Os lugares para a prova são limitados e a organização garantiu o cumprimento de todas as regras de higiene e segurança para prevenir a covid-19.

Segundo dados estatísticos do Instituto dos Vinhos do Porto e Porto (IVDP), em 2020, foram vendidos cerca de 340 milhões de euros de vinho do Porto, menos 10,2% do que no ano anterior. Em Portugal, as quebras no volume de negócios deste vinho atingiram os 37% arrastadas pelo encerramento do canal Horeca (hotéis, restaurantes, cafés) e pela redução do turismo.

As vendas de vinhos DOP (Denominação de Origem Protegida) Douro rondaram os 161 milhões de euros, menos 7,8% do que em 2019.

Leia Também: Concurso de vinhos da Beira Interior com 83 vinhos de 31 produtores

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório