Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Concurso de vinhos da Beira Interior com 83 vinhos de 31 produtores

O 14.º concurso de vinhos da região da Beira Interior, que vai decorrer na quarta-feira e na quinta-feira, na Guarda, terá a participação de 83 vinhos de 31 produtores locais.

Concurso de vinhos da Beira Interior com 83 vinhos de 31 produtores
Notícias ao Minuto

09:49 - 15/06/21 por Lusa

Economia Vinhos

O concurso, organizado pela Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI), realiza-se no Solar do Vinho da Beira Interior e contará com a participação de "conceituados especialistas", que "escolhem os melhores vinhos" da região.

Segundo o presidente da CVRBI, Rodolfo Queirós, o 14.º concurso de Vinhos da Beira Interior "contará com a participação de 83 vinhos, entre tintos, brancos, rosados e espumantes, certificados como DOC (Denominação de Origem Controlada) Beira Interior ou como IG (Indicação Geográfica) Terras da Beira".

O responsável refere, numa nota enviada à agência Lusa, que participam no concurso de vinhos de 2021 um total de 31 produtores, "sendo que cada participante pode apresentar a concurso até quatro vinhos, desde que obrigatoriamente um deles seja um vinho branco".

"Caso não seja apresentado qualquer vinho branco a concurso, o número máximo é de três vinhos por produtor", esclarece.

O evento será realizado nos moldes tradicionais de "prova cega" e o júri vai ser presidido pelo enólogo e crítico de vinhos Aníbal Coutinho.

Para além deste, o júri será composto por mais 14 especialistas, sendo sete mulheres e sete homens, indica a CVRBI.

Segundo a fonte, no concurso de vinhos deste ano serão entregues, para além das habituais distinções, os prémios Melhor Imagem a Concurso, Melhor Vinho a Concurso no Feminino e Melhor Imagem a Concurso no Feminino.

"Irá realizar-se novamente a escolha no feminino que tem como objetivo evidenciar o papel importantíssimo que a mulher tem na nossa sociedade em geral e no setor do vinho em particular", lê-se numa nota de imprensa.

Rodolfo Queirós adiantou à Lusa que a entrega dos prémios está agendada para o dia 03 de julho, em Pinhel.

A CVRBI tem sede na cidade da Guarda, no Solar do Vinho, e abrange as zonas vitivinícolas de Castelo Rodrigo, Pinhel e Cova da Beira, nos distritos de Guarda e de Castelo Branco, que correspondem a uma área de 20 municípios.

Na área da CVRBI, com perto de 16 mil hectares de vinhas e uma grande variedade de castas (destacando-se as brancas Síria, Arinto e Fonte Cal, e as tintas Tinta Roriz, Rufete, Touriga Nacional, Trincadeira e Jaen), existem cerca de 60 produtores de vinho, sendo quatro adegas cooperativas e os restantes produtores particulares.

Leia Também: Associações de Macau 'casam' vinho e gastronomia para 'vender' Portugal

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório