Meteorologia

  • 02 AGOSTO 2021
Tempo
19º
MIN 18º MÁX 28º

Edição

Bomba relógio. Este tipo de exercício aumenta risco de ataque cardíaco

Desde estimular o humor a melhorar a saúde cardiovascular, os benefícios da prática regular de exercício físico são inegáveis. No entanto, um estudo recente alerta que um tipo de exercício em particular pode propiciar a ocorrência de ataques cardíacos.

Bomba relógio. Este tipo de exercício aumenta risco de ataque cardíaco
Notícias ao Minuto

11:12 - 15/06/21 por Liliana Lopes Monteiro  

Lifestyle Ritmo Cardíaco

Regra geral, os especialistas recomendam a prática diária de 150 minutos de atividade física moderada a intensa para fortalecer os músculos cardíacos e reduzir o risco de ocorrência de doenças coronárias.

Todavia, um estudo publicado no jornal científico Circulation revelou que exercícios de alta intensidade e esforço excessivo podem elevar o risco de desenvolvimento de problemas cardíacos agudos. 

Leia Também: Yoga e a "dádiva da Índia para o mundo"

Mais ainda, a pesquisa refere que a prática extrema de exercício e a competição em eventos desportivos de resistência pode aumentar exponencialmente o risco dos indivíduos sofrerem de complicações e levar inclusive à incidência de distúrbios do ritmo cardíaco. 

Porquê que o esforço físico excessivo pode provocar um ataque cardíaco

Segundo um outro estudo publicado pela US National Library of Medicine National Institutes of Health, fazer exercício em demasia pode aumentar as chances da pessoa experienciar uma paragem cardíaca súbita ou de morte cardíaca súbita.

Uma pesquisa realizada com atletas após terminarem eventos de corrida extenuantes detetou que os seus marcadores presentes em amostras de sangues continham biomarcadores associados a problemas relacionados com o coração.

Estes marcadores geralmente desaparecem por si mesmos, mas quando uma pessoa participa em atividades físicas extremas, podem levar à remodelação do coração e ao aparecimento de problemas como paredes mais grossas do coração e cicatrizes no coração.

Além disso, no final do estudo, os cientistas constataram igualmente que o exercício de alta intensidade pode aumentar o risco de paragem cardíaca súbita ou morte cardíaca súbita em pessoas que já sofrem de condições coronárias prévias. 

Leia Também: Após o exercício físico, coma uma pera madura

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório