Meteorologia

  • 25 JUNHO 2021
Tempo
34º
MIN 20º MÁX 34º

Edição

Estes são os alimentos que mais contribuem para a gordura abdominal

Uma má alimentação e um estilo de vida sedentário podem levar a problemas de saúde, bem como ao aumento da gordura corporal.

Estes são os alimentos que mais contribuem para a gordura abdominal

Antes de mais, é preciso salientar que "nenhum alimento engorda ou emagrece por si só", nem aumenta ou diminui a gordura corporal, explica a nutricionista Ariadna Parés, à abc. Além disso, “não existe fórmula que faça perder gordura localizada”.

Porém, manter um estilo de vida saudável e equilibrado, no qual se inclui uma dieta rica em alimentos nutritivos e saudáveis, mas sempre deixando alguma flexibilidade para consumir alimentos menos saudáveis é a chave para alcançar os melhores resultados.

O elevado consumo de ultraprocessados é responsável por um fenómeno conhecido como inflamação crónica de baixo grau, bem como stress oxidativo. Tudo isto pode, a médio e longo prazo, levar a doenças não transmissíveis como diabetes tipo 2 ou doenças cardiovasculares, entre outras.

E se o que o preocupa é a gordura que se acumula no abdómen, há uma lista de alimentos que convém evitar. Os alimentos que mais contribuem para o aumento da gordura corporal, se consumidos em excesso, são os ultraprocessados. Nas palavras de Ariadna Parés estes são aqueles que “contêm muitos ingredientes” (geralmente mais de cinco). E entre eles estão, em maior ou menor grau, açúcares, farinhas refinadas e óleos vegetais refinados e outras gorduras de baixa qualidade nutricional. 

Leia Também: Quatro alimentos que causam inflamação no corpo

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório