Meteorologia

  • 28 SETEMBRO 2021
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 23º

Edição

Investigadores identificam proteína que diminui replicação do coronavírus

O estudo foi publicado este mês no Nature Immunology.

Investigadores identificam proteína que diminui replicação do coronavírus

Uma equipa de investigadores da Universidade de Hokkaido, no Japão, identificaram uma proteína que diminui a replicação do SARS-CoV-2 em células pulmonares humanas. Uma descoberta importante que pode fortalecer a resposta do sistema imunitário contra o vírus. O estudo foi publicado este mês no Nature Immunology.

Segundo os cientistas, esta descoberta pode também ajudar pacientes com Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica, um fator de risco para a Covid-19.

Para chegar a esta conclusão, foram realizados testes em células pulmonares com a chamada proteína RIG-I, que faz parte do grupo que reconhece micróbios no nosso corpo e desencadeia respostas imunológicas contra eles. O estudo conclui que a proteína suprime a multiplicação do SARS-Cov-2.

Porém, esse mecanismo não persistiu em duas amostras de células recolhidas em pacientes que também tinham Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica. Como explica a Galileu, após cinco dias já foi possível detetar a replicação contínua do coronavírus novamente. Mas, boas notícias. Os cientistas conseguiram contornar a situação, utilizando tretinoína, um ácido que regulou a expressão da proteína RIG-I nas células dos pacientes com DPOC.

“Descobrimos que os níveis de proteína de RIG-I podem ser significativamente regulados de uma maneira dependente da dose após o tratamento com tretinoína nessas células provenientes de pacientes com DPOC”, explicam os investigadores citados pela Galileu.

Leia Também: Estudo diz que 97% dos pacientes têm anticorpos um ano após recuperação

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório