Meteorologia

  • 19 MAIO 2022
Tempo
28º
MIN 14º MÁX 29º

Hipertensão arterial: A pandemia silenciosa que está a matar

Patrícia Mora e André Cochofel, especialistas em Medicina Geral e Familiar no Hospital CUF Sintra, partilharam com o Lifestyle ao Minuto o artigo de opinião que se segue.

Hipertensão arterial: A pandemia silenciosa que está a matar
Notícias ao Minuto

08:55 - 19/05/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Artigo de opinião

As doenças cardiovasculares estão entre as principais causas de incapacidade e morte em Portugal, podendo ser divididas em doenças das artérias coronárias (do coração) e doenças das artérias cerebrais. Sabemos atualmente que a melhor forma de prevenir (e combater) estas doenças é através do controle dos seus fatores de risco. Dentro deste grupo, a hipertensão arterial (HTA) é um dos fatores de risco mais prevalentes na população portuguesa.

O que é a pressão arterial?

A pressão arterial (PA) é a força com que o sangue circula pelo interior das artérias do corpo. Esta pressão é necessária para que o coração consiga transportar o sangue para as diferentes partes do nosso corpo. A HTA ocorre quando esta pressão se encontra elevada de forma crónica.

Como é registrada uma pressão arterial?

A pressão arterial é registrada em duas medidas: a primeira, a chamada pressão arterial sistólica ou 'máxima', é o valor da pressão nas arteŕias no momento do batimento cardíaco. A segunda, a pressão arterial diastólica ou “mínima”, mensura a pressão arterial entre os batimentos cardíacos. Uma pressão arterial  é considerada ideal entre valores de 90/60 mmHg a 120/80 mmHg, respetivamente.

O que é a hipertensão arterial?

Regra geral, a hipertensão arterial é uma pressão arterial igual ou superior 140/90mmHg (ou 150/90mmHg em idades acima dos 80 anos). A pressão arterial altera-se durante o dia, consoante as nossas atividades. No entanto, se esta pressão estiver alta durante todo o dia, então deverá pensar-se num diagnóstico de hipertensão arterial. Um valor de PA aumentado isolado não significa que a pessoa seja hipertensão.

Para o diagnóstico de HTA são necessários:

- pelo menos duas medições de PA aumentadas, em três ocasiões diferentes;

- um esfigmomanômetro calibrado e validado e uma braçadeira adequada ao tamanho do braço.

Quais são os sintomas da hipertensão arterial?

A hipertensão arterial é frequentemente uma condição silenciosa - podem não existir sintomas associados. No entanto, algumas pessoas poderão sentir dores de cabeça, tonturas ou mau estado geral. Assim, é necessária a sua medição regular.

Como medir a pressão arterial?

A pressão arterial deverá ser medida regularmente durante a consulta com o seu médico assistente, mas existem outras formas de a medir, como na farmácia ou até mesmo em casa, usando um esfigmomanômetro. Em casa, recomenda-se que faça a medição de manhã, antes de tomar a medicação e em jejum. À noite, deve efectuar a medição duas horas depois do jantar e antes de ir para a cama.

Quais são as causas da hipertensão arterial e quem está mais propenso a sofrer da doença? Que consequências pode provocar na nossa saúde?

Nem sempre é clara qual a razão da hipertensão arterial, mas existem vários fatores que podem aumentar o seu risco, nomeadamente: excesso de peso, excesso de sal nos alimentos, sedentarismo, excesso de consumo de álcool e/ou café, tabagismo, perturbações do sono e idades acima dos 65 anos. Uma pressão arterial elevada aumenta o esforço cardíaco, o que pode levar a problemas em vários órgãos, como o cérebro, rins e olhos, sendo responsáveis por situações como enfartes do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais, insuficiência cardíaca, renal e venosa.

E o que está ao seu alcance para preveni-la?

As alterações dos estilos de vida são a melhor forma de prevenir a hipertensão arterial. A redução do consumo de sal nos alimentos (1 colher de chá de sal por dia é uma boa dica - pode encontrar outras recomendações na plataforma: https://menossalportugal.pt/ - que surge de uma parceria entre a CUF e o Pingo Doce, com vista a ajudar as famílias portuguesas a mudar comportamentos no que respeita ao consumo de sal). Reduzir o consumo de bebidas alcoólicas ou café, perda de peso, exercício físico regular e a cessação tabágica também estão entre algumas destas alterações que podem ajudar a prevenir a hipertensão arterial.

Em que situações é que se deve procurar ajuda médica imediata?

Se a sua pressão arterial estiver com valores aumentados (por exemplo 160/90mmHg) e estiver a sentir queixas de desconforto no peito, dores de cabeça, mal estar geral, ou se não conseguir fazer descer a sua pressão arterial, deverá dirigir-se a um serviço de emergência médica para ser avaliado.

É importante não desvalorizar estes sinais e sintomas, mesmo em tempos de pandemia. Todas as unidades têm protocolos implementados para assegurar a segurança dos doentes e profissionais. Não adie as suas consultas de rotina e os seus tratamentos!

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2022 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Sexto ano consecutivo Escolha do Consumidor e Prémio Cinco Estrelas para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório