Meteorologia

  • 12 MAIO 2021
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 22º

Edição

Estudo mostra como a hipertensão acelera desenvolvimento da aterosclerose

A hipertensão altera a estrutura das artérias causando uma maior acumulação de colesterol LDL e um desenvolvimento mais rápido da aterosclerose, revela um estudo divulgado hoje.

Estudo mostra como a hipertensão acelera desenvolvimento da aterosclerose
Notícias ao Minuto

07:08 - 13/04/21 por Lusa

Lifestyle Saúde

O estudo, realizado por investigadores do Centro Nacional de Pesquisa Cardiovascular (CNIC) e da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, e publicado hoje no jornal The American College of Cardiology, aponta para uma ligação entre os fatores de risco mais sérios para a aterosclerose: o colesterol LDL, chamado o 'colesterol mau', e a hipertensão.

As conclusões do trabalho reforçam ainda a necessidade de controlar os níveis do colesterol LDL e da pressão arterial através de dietas saudáveis, o controlo do peso, o exercício físico e, se necessário, de medicamentos, noticia a agência EFE.

Pessoas com hipertensão apresentam normalmente alterações nas hormonas que controlam a pressão arterial, mas não era claro se a própria hipertensão ou as alterações hormonais são as principais razões para a aterosclerose, doença que se caracteriza pela acumulação de gorduras nas paredes das artérias e que pode dificultar o fluxo do sangue.

Com recurso a mini-porcos geneticamente modificados com níveis elevados de colesterol no sangue e a desenvolverem aterosclerose, os investigadores analisaram a relação entre a hipertensão e a aterosclerose.

Os mini-porcos possuem artérias muito semelhantes, na sua estrutura, às dos humanos, e, como os humanos, desenvolvem aterosclerose no coração, quando estão expostos a altos níveis de colesterol no sangue.

Devido ao facto do desenvolvimento dos primeiros estágios da doença ser assintomático, tal como nos humanos, as experiências puderam ser realizadas em mini-porcos, seguindo o padrão de bem-estar animal, acrescenta a CNIC no comunicado.

Ao manipular a pressão arterial e analisar os efeitos nas artérias do coração, os investigadores descobriram que a pressão direta nas artérias produz mudanças estruturais que potenciam o desenvolvimento da aterosclerose.

"As artérias ficam mais densas e permitem a passagem de menos moléculas do sangue, inclusive as partículas de LDL que carregam o colesterol, que acabam por se acumular na camada inferior das artérias, promovendo o desenvolvimento da aterosclerose", explica o coordenador do estudo, Jacob Fog Bentzon.

Esta descoberta revela que "há uma relação próxima entre os fatores de risco mais importantes para a aterosclerose, colesterol LDL e hipertensão".

Apesar de ser conhecido há décadas que a acumulação de partículas de LDL nas artérias leva à aterosclerose, a investigação mostra que a hipertensão acelera a acumulação de LDL e, portanto, agrava o efeito de ter níveis elevados de colesterol LDL no sangue.

Estes dados podem também abrir caminho para o desenvolvimento de terapias mais eficazes destinadas a neutralizar os efeitos prejudiciais da hipertensão na aterosclerose, concluíram os investigadores.

Leia Também: Colesterol alto? Três alimentos 'matinais' que vão ajudar

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório