Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Vacina contra a malária é segura e 77% eficaz, garante estudo de Oxford

A vacina que ainda está a ser testada é a primeira a cumprir a meta da Organização Mundial de Saúde (OMS). Sendo que a expetativa consiste em produzir 200 milhões de doses anualmente.

Vacina contra a malária é segura e 77% eficaz, garante estudo de Oxford
Notícias ao Minuto

09:00 - 26/04/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Malária

O imunizante contra a malária revelou uma eficácia recorde durante a realização de testes da Fase 2, aponta uma pesquisa divulgada pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, aumentando assim a esperança de um tratamento para a malária - aquela que é uma das doenças mais mortíferas em todo o mundo, reporta um artigo publicado no site da CNN.

A vacina denominada de R21 e formulada pela universidade britânica demonstrou uma eficácia de até 77% num ensaio clínico que incluiu 450 crianças no Burkina Faso, na África Ocidental, durante 12 meses.

Segundo Oxford, este imunizante foi o primeiro a cumprir a meta da Organização Mundial da Saúde (OMS) de uma vacina contra a malária com pelo menos 75% de eficácia.

A malária é uma doença parasitária transmitida pela picada do mosquito Anopheles. Estimando-se que 435 mil pessoas morram por ano, sendo a maioria crianças com menos de cinco anos.

Halidou Tinto, o principal autor do estudo, disse à CNN: "estes resultados são muito empolgantes, mostrando níveis de eficácia sem precedentes de uma vacina que foi bem tolerada no nosso programa de teste".

"Estamos ansiosos para o próximo ensaio de fase 3 para demonstrar dados de segurança e eficácia em larga escala para uma vacina que é extremamente necessária nesta região". 

As crianças vacinadas tinham entre 5 a 17 meses e foram divididas em três grupos. De acordo com os investigadores, o grupo ao qual foi administrada a dose mais elevada da R21 apresentava um risco 77% menor de contrair a doença, "e 71% no grupo de dose mais baixa, ao longo de 12 meses de acompanhamento", informou um comunicado emitido à imprensa. Mais ainda, foi constatado que "não houve eventos adversos graves relacionados à vacina".

Entrada na Fase 3

Atualmente, os cientistas, juntamente com os parceiros Serum Institute of India e a farmacêutica Novavax, estão a recrutar voluntários para um ensaio de Fase 3 "para avaliar a segurança e eficácia em larga escala em 4.800 crianças, com idades entre 5 e 36 meses, em quatro países africanos”. 

A CNN refere que no futuro a expetativa é produzir pelo menos 200 milhões de doses anualmente, o que teria um "grande impacto na saúde pública se o licenciamento for obtido", diz a universidade de Oxford.

A região africana foi o lar de 94% de todos os casos e mortes por malária em 2019, de acordo com a OMS

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório