Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Teste identifica em 1 minuto 2º tipo mais comum de parasita da malária

O dispositivo de diagnóstico testado em Manaus, no Brasil, usa um marcador biológico denominado de hemozoína e apresenta uma performance superior a outros métodos.

Teste identifica em 1 minuto 2º tipo mais comum de parasita da malária
Notícias ao Minuto

20:00 - 17/03/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Saúde

O diagnóstico da P. vivax - a segunda espécie de Plasmodium que mais afeta os seres humanos - é um dos grandes desafios no tratamento da malária. Sendo que as infeções por P. vivax podem resultar em quadros graves de malária e óbito.

De acordo com um artigo publicado pela revista Galileu, uma equipa de investigadores realizaram um estudo em Manaus com o intuito de comparar a capacidade de diagósticos de dois modelos de exames, nomeadamente: o novo aparelho Gazelle, concebido pela empresa norte-americana Hemex Health e os testes de diagnóstico rápido (RDT).

"Como a P. vivax não é detetada pelos testes atuais de forma adequada, a infeção frequentemente passa despercebida e os pacientes não recebem o tratamento necessário", disse num comunicado emitido à imprensa Marcus Lacerda, líder do estudo e investigador na Fundação de Medicina Tropical Doutor Heitor Vieira Dourado, na capital do Amazonas.

"Tal causa sintomas recorrentes e contribui para a disseminação da doença", referiu. 

A pesquisa, divulgada no jornal científico Malaria Journal, incluiu uma amostra de 300 voluntários e revela que o Gazelle é uma opção promissora. Trata-se de um aparelho compacto, dá o resultado em apenas um minuto e recorre ao uso do hemozoína, um marcador biológico pertencente a todas as variantes de malária.

Segundo a revista Galileu, relativamente à sensibilidade e especificidade, os testes do Gazelle registaram uma performance entre 96,2% e 100%, respetivamente, e os RDTs indicaram entre 83,9% e 100% para esses parâmetros. 

"Estes resultados mostram que estamos no caminho para reduzir o sofrimento e acelerar a eliminação da malária", concluiu Lacerda.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório