Meteorologia

  • 09 MAIO 2021
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 20º

Edição

Estudo com 3,8 milhões indica eficácia de 97,6% da vacina Sputnik V

O estudo, que teve como base uma amostra de 3,8 milhões de pessoas que receberam a vacina russa entre dezembro de 2020 e março deste ano, ainda não foi publicado numa revista científica.

Estudo com 3,8 milhões indica eficácia de 97,6% da vacina Sputnik V

O Instituto Gamaleya, principal referência em microbiologia e virologia na Rússia, e o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) anunciaram que a vacina Sputnik V regista uma eficácia de 97,6% contra a Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, conforme reporta um artigo publicado na revista Galileu.

Segundo o estudo russo, o índice de infeção a partir do 35.º dia após a toma da primeira dose foi de somente 0,027%. Comparativamente, a outros adultos não vacinados no país, a incidência do SARS-CoV-2 chegou a 1,1%, tendo em conta o período de 35 dias depois do começo da campanha nacional de imunização.

Num comunicado emitido à imprensa, Kirill Dmitriev, CEO do RDIF, salienta a diferença entre os dados agora apurados e os dados clínicos divulgados pela revista The Lancet em fevereiro, que identificavam a eficiência da Sputnik V como sendo de 91,6%.

Pesquisa essa que na altura contou com menos participantes, nomeadamente 19.886, em que aproximadamente 15 mil haviam recebido a vacina russa e cujos efeitos do imunizantes haviam sido analisados no âmbito de ensaios clínicos, e não em condições reais de uso, que por sua vez validam ou não definitivamente a eficácia do produto.

"A análise dos dados da taxa de infecção de quase 4 milhões de pessoas vacinadas na Rússia mostra que a efetividade da vacina é ainda maior, chegando a 97,6%. Esses dados confirmam que a Sputnik V apresenta uma das melhores taxas de proteção contra o coronavírus entre todas as vacinas", diz Dmitriev.

A pesquisa, aponta a Galileu, que ainda não foi revista pelos seus pares, deverá ser submetida em maio para publicação numa revista científica.

Atualmente, a vacina Sputnik V já teve seu o uso autorizado em 60 países, incluindo a Argentina, Irão, México República do Congo e Síria. 

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório