Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Três benefícios surpreendentes (e deliciosos) do queijo para a saúde

É fã deste popular alimento?

Três benefícios surpreendentes (e deliciosos) do queijo para a saúde
Notícias ao Minuto

18:00 - 16/04/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentos

O queijo é uma excelente fonte de proteína, cálcio, vitamina B12, probióticos e de bactérias 'boas' que promovem a regulação e o ótimo funcionamento do intestino, conforme explica um artigo publicado no site Tua Saúde. 

A produção do queijo requer coalhar o leite, um processo em que a parte sólida do alimento, composta por proteínas e gorduras, é separada dos líquidos.

Tendo em consideração o tipo de coalho e o período temporal de envelhecimento, temos queijos mais moles, como o queijo fresco, requeijão, mozzarella, cottage ou a ricota, ou mais duros, nomeadamente o cheddar, parmesão ou azul, entre outros. 

Contudo, todas as variedades de queijo apresentam amplos benefícios para a saúde, ainda que dependendo do tipo, as quantidades possam variar.

1. Ajuda a perder peso

O queijo é um dos alimentos mais abundante em proteínas, que contribuem para uma maior sensação de saciedade, diminuindo consequentemente o apetite.

Sendo que, os melhores queijos para quem está a seguir um regime alimentar de restrição calórica são os mais claros, tais como o queijo fresco ou o cottage, já que são mais pobres em gordura.

Mais ainda, estudos recentes apontam que a substância conhecida como butirato que se forma no intestino após a fermentação do queijo, pode acelerar o metabolismo e consequentemente a queima de gordura corporal.

2. Previne o aparecimento de cancro do intestino

O butirato facilita o trabalho e a divisão das células intestinais, evitando que sucedam alterações neoplásicas danosas ou que células alteradas se multipliquem levando à formação de tumores.

3. Diminui os níveis do colesterol 'mau' LDL

Comer queijo regularmente promove a saúde do intestino, sendo que o ótimo funcionamento do órgão faz com este acabe por produzir mais butirato e, quantidades elevadas dessa substância, ajudam a reduzir os índices elevados de colesterol 'mau' LDL.

Protegendo, por consequência, o coração e todo o sistema cardiovascular de complicações perigosas como hipertensão, insuficiência cardíaca ou enfartes.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório