Meteorologia

  • 18 MAIO 2021
Tempo
21º
MIN 14º MÁX 25º

Edição

Covid-19: Vacina da Moderna pode causar reação de pele bizarra

A vacina da Moderna contra a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, pode causar uma reação dolorosa no braço até 11 dias após a toma, alertam especialistas.

Covid-19: Vacina da Moderna pode causar reação de pele bizarra

O efeito secundário, apelidado de 'braço de Covid' manifestou-se num pequeno número de pacientes nos Estados Unidos. 

Contudo, os investigadores enfatizam que as pessoas que sofrem a reação inofensiva devem ainda assim tomar a segunda dose da vacina para alcançarem a máxima proteção contra a Covid-19 - cerca de 95% para a vacina da Moderna.

Um artigo publicado no New England Journal of Medicine, revela que ocorreram pelo menos 12 incidências de pacientes que desenvolveram marcas vermelhas de grande dimensão nos seus braços após lhes ser administrado o imunizante.

O estudo afirma que alguns pacientes receberam tratamento para as reações como gelo e anti-histamínicos, enquanto outros receberam soluções tópicas ou orais de forma a lidar com a reação

Descobriu-se que as reações surgiram de imediato nos braços de 84% dos participantes.

Especialistas afirmaram que, embora metade dos pacientes não tenha tido recorrência de grandes reações locais, três tiveram reações recorrentes que foram semelhantes às que haviam experienciado após a primeira dose.

Três pacientes também experienciaram reações menos graves com a segunda dose.

A médica Esther Freeman, diretora de dermatologia da saúde global no Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos, disse em declarações ao programa USA Today: "queremos garantir às pessoas que [o braço de Covid] é um fenómeno conhecido". 

"Ter uma grande mancha vermelha no braço por alguns dias pode não ser divertido, mas a realidade é que não há necessidade de pânico e nenhuma razão para não tomar a segunda dose da vacina", salientou. 

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório