Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Coronavírus: Afinal, qual é o risco de transmissão dentro de casa?

Estudo analisou os perfis de 17.917 pessoas que moravam com 7.262 pacientes previamente diagnosticados com Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2.

Coronavírus: Afinal, qual é o risco de transmissão dentro de casa?
Notícias ao Minuto

08:06 - 01/03/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Uma nova pesquisa realizada por investigadores do Massachusetts General Hospital, nos Estados Unidos, avaliou o risco de transmissão de Covid-19 entre pessoas que moram na mesma casa e apurou que a probabilidade de um doente transmitir o vírus a outro indivíduo nesse espaço é de 10,1%, reporta um artigo publicado na revista Galileu. 

No estudo, divulgado no JAMA Open Network, os investigadores analisaram dados de mais de sete mil lares na cidade de Boston.

Inicialmente, os cientistas identificaram 7.262 pacientes infetados com o novo coronavírus. Depois, identificaram outras pessoas que estavam registadas no mesmo endereço domiciliar desses pacientes. 

Nesse seguimento, os especialistas examinaram detalhadamente os perfis de 17.917 pessoas que co-habitavam com os 7.262 pacientes que haviam sido anteriormente diagnosticados com Covid-19. A idade média desse grupo correspondia a 36.1 anos.

De acordo com a revista Galileu, ao analisarem os dados, os cientistas perceberam que 10,1% das pessoas que dividiam casa com os 7.262 diagnosticados com Covid-19 haviam posteriormente testado positivo para o SARS-CoV-2. Sendo que em média, esses indivíduos haviam sido diagnosticados somente três dias após os primeiros infetados nas suas casas serem identificados.

Mais ainda, o estudo detetou que as pessoas com risco mais elevado de padecer de Covid-19 tinham mais de 18 anos e sofriam de outras doenças prévias. Entretanto, em casas de menor dimensão onde habitavam até duas pessoas, o risco de contágio subia para 13,8%.

Segundo os investigadores: "a principal limitação de nosso estudo é que confiamos nos endereços residenciais de nossos registos médicos eletrónicos, o que provavelmente levou a contagens tanto insuficientes quanto  excessivas de membros da família". 

Contudo, e ainda assim, os cientistas creem que a consistência dos resultados pode levar a métodos mais eficientes para se determinar o risco de transmissão do novo coronavírus dentro de casa.

"Este estudo confirma um maior risco de transmissão familiar antes do início dos sintomas, mas que medidas preventivas, como uso de máscara, desinfeção e distanciamento social nas famílias, podem impedir a transmissão de Covid-19 durante a pandemia", concluíram. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório