Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 24º

Covid-19: Este sintoma diminui a libido e vontade de ter relações sexuais

Um dos três principais sintomas novo coronavirus SARS-CoV-2, causador da Covid-19, pode reduzir a libido e a vontade ter relações sexuais, alerta um novo estudo.

Covid-19: Este sintoma diminui a libido e vontade de ter relações sexuais
Notícias ao Minuto

07:53 - 10/02/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Sintomas

Em maio do ano passado a anosmia - também conhecida como perda do paladar e do olfato - foi listada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como um dos principais sinais de infeção pelo novo coronavírus.

Tal ocorreu, após as autoridades de saúde terem detetado inúmeros casos de doentes com Covid-19 que exibiam o sintoma. E agora os investigadores já associaram o sinal à diminuição do apetite sexual, reporta um artigo publicado no jornal britânico The Sun. 

A OMS identifica entre os três principais sintomas da Covid-19: uma nova tosse persistente, temperatura elevada e perda de paladar e de olfato ou anosmia

Se tiver algum desses sintomas, deverá isolar-se e contactar de imediato a Linha da Saúde 24 (808 24 24 24). Mas é provável que se você e o seu parceiro estejam em isolamento e a experienciar anosmia, ocorra naturalmente uma diminuição da libido. 

Investigadores norte-americanos afirmam que o olfato pode desempenhar um papel importante na motivação sexual e que ambos estão "intimamente ligados".

Num artigo publicado no The Journal of Sexual Medicine, os especialistas dizem que a satisfação emocional diminuiu em adultos mais velhos que apresentaram o sintoma.

Para efeitos daquela pesquisa, foram analisados 2.084 adultos com 65 anos ou mais e foi observado como a perda do olfato impactava nos desejos sexuais dos idosos.

De modo a medirem o seu olfato, os investigadores usaram varas de cheiro e associaram esse elemento à frequência de pensamentos sexuais dos indivíduos através da realização de um questionário.

Os cientistas questionaram ainda os voluntários sobre o quão satisfeitos estes haviam ficado após a sua experiência sexual mais recente. 

Jesse K. Siegel, líder do estudo e professor na Universidade de Chicago, disse: "a diminuição da função olfativa em idosos nos EUA foi associada à diminuição da motivação sexual e da satisfação emocional com o sexo, mas não à diminuição da frequência de atividade sexual ou prazer físico". 

"A nossa pesquisa revela que um declínio na função olfativa pode afetar o prazer sexual nos adultos mais velhos", acrescentou. 

"Portanto, causas tratáveis de perda sensorial devem ser abordadas por clínicos de modo a melhorar a saúde sexual". 

O olfato é a forma como o corpo processa o cheiro. Podendo ajudar a detetar feromonas, um tipo de químicos que atuam como hormonas fora do corpo humano. 

Segundo os investigadores: "o olfato tem uma forte conexão evolutiva com o sistema límbico, que desempenha um papel crítico no processamento de emoções e motivação sexual". 

"Os neurónios no bulbo olfatório também se projetam diretamente para o hipotálamo, outro mediador chave da motivação sexual", concluíram.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório