Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Quatro alimentos populares que estão a 'matar' o seu fígado

Perigosos e nada recomendáveis.

Quatro alimentos populares que estão a 'matar' o seu fígado
Notícias ao Minuto

09:22 - 04/02/21 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Fígado

Enquanto muitos se preocupam com o efeito dos alimentos que ingerem na sua forma física ou níveis de energia, há uma parte (surpreendente) do corpo humano que é profundamente afetada por aquilo que come e bebe: o fígado, conforme explica um artigo publicado no site Eat This, Not That!

De acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), 4,5 milhões de americanos foram diagnosticados com doença hepática, e até 20% sofrem de doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA), um tipo de dano hepático que advém de outras fontes que não o consumo de álcool

Se quer proteger o seu fígado e evitar uma vida de problemas de saúde, continue a ler para descobrir quais os alimentos que podem provocar sérios danos ao seu fígado, de acordo com especialistas. 

Refrigerantes

O álcool não é a única bebida que pode causar estragos na saúde do fígado. Segundo o médico Ian Braithwaite, MBBS, co-fundador da Habitual, bebidas adoçadas, nomeadamente refrigerantes, podem ser igualmente prejudiciais para o órgão

"Em doses baixas, o intestino delgado lida eficazmente com a frutose, no entanto, em doses elevadas, pesquisas recentes mostraram que tal leva à toxicidade do fígado. Os alimentos com doses mais exacerbadas de frutose são aqueles que contêm açúcares altamente refinados, [como] refrigerantes", diz o médico.

Condimentos com açúcares 'escondidos'

Não são apenas as fontes mais óbvias de açúcar que podem causar danos severos no fígado. 

"Por vezes as fontes mais perigosas de frutose são aquelas em que o teor de açúcar é menos óbvio, tais como ketchup [e] molhos de salada", afirma Braithwaite.

Batatas fritas

"As batatas fritas são ricas em gorduras saturadas. Dietas ricas em gorduras saturadas levam ao aumento da gordura hepática e resistência à insulina", explica a médica Leann Poston, clínica no Invigor Medical.

Óleo vegetal

Nem todos os óleos são produzidos da mesma forma e impactam do mesmo modo na saúde do fígado. "O óleo vegetal, que contém omega-6, torna-se oxidado mais rapidamente com o cozimento e contribui para danos no fígado por meio de doença hepática gordurosa não alcoólica", refere a enfermeira Kelly Cole, MS, CRNP-PC, fundadora da empresa e marca de nutrição Energy to Thrive Tribe.

Todavia, isso não significa que tem de deixar de cozinhar sem óleo para proteger sua saúde do fígado. "O óleo de coco não causará esses danos no órgão", acrescenta Cole. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório