Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 17º

Covid-19: Estudo identifica causas para asfixia impercetível

Trata-se de uma queda nos níveis de oxigénio no sangue sem que se manifestem sintomas de falta de ar, isto é, o paciente não dá conta dos sintomas de asfixia.

Covid-19: Estudo identifica causas para asfixia impercetível
Notícias ao Minuto

07:40 - 25/01/21 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Covid-19

Um fenómeno, conhecido como hipóxia feliz, ou silenciosa, está a intrigar a comunidade médica e a levantar questões acerca da forma como o coronavírus ataca os pulmões. Trata-se de uma queda nos níveis de oxigénio no sangue sem que se manifestem sintomas de falta de ar, isto é, o paciente não dá conta dos sintomas de asfixia.

Num estudo publicado na Nature Communications, uma equipa de cientistas conseguiu identificar três possíveis causas para uma das mais misteriosas complicações da Covid-19, na qual uma parte do tecido pulmonar passa a não funcionar corretamente, deixando de colocar oxigénio na corrente sanguínea. 

Para entender o fenómeno, engenheiros biomédicos da Universidade de Boston, em colaboração com investigadores da Universidade de Vermont, ambas nos Estados Unidos, desenvolveram um modelo computacional do sistema pulmonar para analisar dados reais de pacientes com a doença. Através desse modelo, testaram hipóteses e estabeleceram cenários possíveis.

Três hipóteses

Segundo a revista Galileu, os cientistas conseguiram perceber que em pacientes infetados pelo SARS-CoV-2, a circulação do sangue era maior do que o normal nas áreas dos pulmões danificadas, o que contribui para a queda nos níveis de oxigenação sanguínea no corpo todo.

A segunda hipótese está relacionada com a coagulação. Quando o revestimento dos vasos sanguíneos dos pacientes fica inflamado, formam-se pequenos coágulos de sangue dentro dos pulmões.

A última hipótese determina que a Covid-19 interfere na proporção do fluxo ar-sangue. O mal funcionamento nesse fluxo contribui para a hipóxia silenciosa em pacientes contaminados com o coronavírus.

Combinadas, essas três hipóteses contribuem para os casos severos de baixa oxigenação no sangue. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório