





























Veja também
Ver de novo
Distanciamento social: um fenómeno não tão novo assim
Quando a pandemia de COVID-19 entrou em cena no início de 2020, os governos de vários países de todo o mundo implementaram medidas de distanciamento social na tentativa de conter o surto. Embora as medidas adotadas variem ligeiramente de país para país, são na sua essência as mesmas. As pessoas habituaram-se (as que cumprem) a manter uma distância de dois metros umas das outras na fila do supermercado e a ficar em casa durante os períodos de confinamento. Para muitos de nós, adaptar-se a esta nova realidade parecia estranho, até mesmo não natural. O novo normal parecia completamente sem precedentes. No entanto, a História sugere que o distanciamento social foi realmente introduzido pela primeira vez no século XVI, por um médico pioneiro na Sardenha, Itália, que estava à frente do seu tempo. Veja esta galeria para aprender sobre a história verídica do distanciamento social.
© <p>Shutterstock</p>
1 / 30 Fotos
COVID-19
As medidas de distanciamento social com que todos nos familiarizámos graças à COVID-19, como ficar em casa sempre que possível, não são novidade.
© <p>Shutterstock</p>
2 / 30 Fotos
Século XVI
Na verdade, elas datam do o século XVI, quando um médico em Itália implementou medidas surpreendentemente semelhantes para conter um surto da peste.
© <p>Shutterstock</p>
3 / 30 Fotos
Peste de Alghero
A praga chegou a Alghero, na Sardenha, em novembro de 1582, e os historiadores acreditam que foi trazida por um marinheiro que tinha chegado de Marselha, em França, onde a peste já estava em alta.
© <p>Shutterstock</p>
4 / 30 Fotos
Doença mortal
Poucos dias depois de chegar a Alghero, o marinheiro que trouxera a doença com ele estava morto, e grande parte da população da cidade estava condenada a sofrer o mesmo destino.
© <p>Shutterstock</p>
5 / 30 Fotos
Doença mortal
As estimativas sobre o grau de mortalidade do surto em Alghero variam muito. Um historiador do século XVIII estimou a contagem de mortos em 6000 e a de sobreviventes em 150.
© <p>Shutterstock</p>
6 / 30 Fotos
Doença mortal
Na verdade, agora acredita-se que a doença matou 60% da população da cidade. De qualquer forma, a taxa de mortalidade foi extraordinária e exigiu a abertura de valas comuns.
© <p>Getty Images</p>
7 / 30 Fotos
Já tinha ocorrido antes, e de forma devastadora
Quando chegou o século XVI, a praga já não era novidade. Já existia há séculos, destruindo famílias e causando uma devastação geral.
© <p>Getty Images</p>
8 / 30 Fotos
A Peste Negra
O pior episódio documentado da peste foi a Peste Negra, que atingiu a Europa e a Ásia e causou a morte de cerca de 50 a 75 milhões de pessoas, dizimando entre um terço a metade da população europeia entre 1347 e 1351. Nas áreas mais afetadas, morreram quatro em cada cinco pessoas.
© <p>Getty Images</p>
9 / 30 Fotos
Pestes de Paris
Nunca houve um surto de peste tão terrível novamente, mas voltou a aparecer regularmente nos séculos seguintes. Em Paris, por exemplo, surgiu um em cada três anos até 1670.
© <p>Getty Images</p>
10 / 30 Fotos
Praga de Alghero
De volta ao surto de 1582 em Alghero, Sardenha. Apesar da devastação que a chegada da doença causou, os historiadores acreditam que as coisas poderiam ter sido muito piores.
© <p>Shutterstock</p>
11 / 30 Fotos
Quinto Tiberio Angelerio
Pensa-se que o surto foi contido com relativo sucesso graças às medidas introduzidas por um médico presciente, Quinto Tiberio Angelerio (1532–1617).
© <p>Shutterstock</p>
12 / 30 Fotos
Médico da Sicília
O próprio médico tinha vindo da Sicília, onde havia ocorrido uma epidemia de peste em 1575. Quando o marinheiro chegou a Alghero com os sintomas da peste e depois morreram duas mulheres com sintomas, o médico sabia o que fazer.
© <p>Shutterstock</p>
13 / 30 Fotos
Cordões sanitários
Sem permissão para colocar os seus pacientes de quarentena, ele montou um triplo cordão sanitário ao redor da cidade, impedindo assim o comércio com pessoas de fora.
© <p>Shutterstock</p>
14 / 30 Fotos
Mudança de opiniões
Inicialmente, as medidas que ele introduziu foram extremamente impopulares entre o povo de Alghero, mas à medida que a situação piorava, as pessoas ficaram convencidas e ele foi encarregado de conter o surto.
© <p>Shutterstock</p>
15 / 30 Fotos
Folheto médico
No folheto que publicou anos depois, Ectypa Pestilentis Status Algheriae Sardiniae, o Dr. Angelerio descreveu as 57 medidas que introduziu para conter a praga de Alghero.
© <p>Shutterstock</p>
16 / 30 Fotos
Ficar em casa
Em primeiro lugar, as pessoas foram aconselhadas a ficarem em casa e enviar apenas um membro da família para fazer as compras. Reuniões, danças e entretenimento foram proibidos.
© <p>Shutterstock</p>
17 / 30 Fotos
Confinamento de Florença
Essas medidas de confinamento não eram exclusivas de Alghero; de acordo com um historiador de Birkbeck, Universidade de Londres, a cidade de Florença, por exemplo, impôs um confinamento em 1631.
© <p>Shutterstock</p>
18 / 30 Fotos
Transgressores
O mesmo historiador encontrou 550 casos de pessoas que foram processadas por desrespeitarem os regulamentos de confinamento entre o verão de 1630 e o verão de 1631.
© <p>Shutterstock</p>
19 / 30 Fotos
Soa familiar?
Algumas transgressões eram menores e não premeditadas, enquanto outras eram mais graves. Havia relatos de pessoas a subir pelos telhados das casas para encontrar amigos.
© <p>Shutterstock</p>
20 / 30 Fotos
Regra dos dois metros
Depois, havia a "regra dos dois metros", segundo a qual qualquer pessoa que tivesse permissão para sair de casa tinha de o fazer com uma bengala de cerca de dois metros. Era obrigatório que as pessoas mantivessem essa distância entre si.
© <p>Shutterstock</p>
21 / 30 Fotos
Paralelos
Tanto quanto sabem os historiadores, esse tipo de regulamentação não surgiu em nenhum outro lugar na História. E no entanto, o surto de COVID-19 levou à introdução de uma regra muito semelhante em vários países do mundo.
© <p>Shutterstock</p>
22 / 30 Fotos
Paralelos
Em países onde tal regra foi introduzida, a distância física recomendada a ser mantida era de dois metros, embora em alguns lugares tenha sido reduzida para 1 ou 1,5 metros.
© <p>Shutterstock</p>
23 / 30 Fotos
Lavar objetos
Outro conselho do Dr. Angelerio ao povo de Alghero foi lavar os objetos de casa. Ele viveu numa época em que os cientistas estavam a começar a perceber melhor sobre como as doenças se propagam.
© <p>Shutterstock</p>
24 / 30 Fotos
Progresso científico
Enquanto até por volta de 1500 se acreditava que as doenças eram transmitidas devido a "mau ar", no século XVI as pessoas começaram a perceber que era possível adoecer tocando num objeto contaminado.
© <p>Shutterstock</p>
25 / 30 Fotos
Objetos domésticos
Angelerio aconselhou as pessoas a desinfetarem e ventilarem as suas casas, entre outras medidas. Até disse que os objetos sem valor deveriam ser queimados.
© <p>Shutterstock</p>
26 / 30 Fotos
Semelhanças
Também era prática comum lavar os produtos, em particular os têxteis que saíam dos navios, à medida que chegavam a casa. A semelhança com a prática da COVID-19 do "lave as suas compras" é clara.
© <p>Shutterstock</p>
27 / 30 Fotos
Vistos de saúde
Embora não tenha funcionado para Alghero, o conceito de passaporte de saúde também data de há centenas de anos. Há muito tempo que é prática comum verificar o estado de saúde das pessoas que desejam entrar numa cidade.
© <p>Shutterstock</p>
28 / 30 Fotos
CommonPass
Às vezes, as autoridades emitiam documentos para mostrar que um determinado viajante estava livre de peste. O paralelo aqui com o CommonPass, o documento digital que contém o registo de COVID-19 de uma pessoa, é claro.
© <p>Shutterstock</p>
29 / 30 Fotos
Outras semelhanças
A lista de semelhanças entre as medidas do Dr. Angelerio e as diretrizes da COVID-19 não para por aqui. O conceito de quarentena para pessoas infetadas e a atribuição de empregos de alto risco aos sobreviventes também estava presente no seu folheto. Fontes: (BBC) Veja também — Antes do coronavírus: As pandemias mais mortais da História
© <p>Shutterstock</p>
30 / 30 Fotos
Distanciamento social: Um fenómeno não tão novo assim
Na verdade, existe há mais de 430 anos.
Distanciamento social: um fenómeno não tão novo assim
- Quando a pandemia de COVID-19 entrou em cena no início de 2020, os governos de vários países de todo o mundo implementaram medidas de distanciamento social na tentativa de conter o surto. Embora as medidas adotadas variem ligeiramente de país para país, são na sua essência as mesmas. As pessoas habituaram-se (as que cumprem) a manter uma distância de dois metros umas das outras na fila do supermercado e a ficar em casa durante os períodos de confinamento. Para muitos de nós, adaptar-se a esta nova realidade parecia estranho, até mesmo não natural. O novo normal parecia completamente sem precedentes. No entanto, a História sugere que o distanciamento social foi realmente introduzido pela primeira vez no século XVI, por um médico pioneiro na Sardenha, Itália, que estava à frente do seu tempo. Veja esta galeria para aprender sobre a história verídica do distanciamento social.
©
Shutterstock
30 Fotos
Quando a pandemia de Covid-19 entrou em cena no início de 2020, os governos de vários países de todo o mundo implementaram medidas de distanciamento social na tentativa de conter o surto. Embora as medidas adotadas variem ligeiramente de país para país, são na sua essência as mesmas. As pessoas habituaram-se (as que cumprem) a manter uma distância de dois metros umas das outras na fila do supermercado e a ficar em casa durante os períodos de confinamento.
Para muitos de nós, adaptar-se a esta nova realidade parecia estranho, até mesmo não natural. O novo normal parecia completamente sem precedentes. No entanto, a História sugere que o distanciamento social foi realmente introduzido pela primeira vez no século XVI, por um médico pioneiro na Sardenha, Itália, que estava à frente do seu tempo.
Veja esta galeria para aprender sobre a história verídica do distanciamento social.
Leia Também: Sem distanciamento, as máscaras não impedem a propagação da Covid-19

Recomendados para si
Leia Também










Últimas Notícias









Newsletter
Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas
- Última hora
- Dia
- Semana
-
1
lifestyle Receitas
Aprenda a fazer um molho de alho caseiro. Ideal para churrascos!
-
2
Lifestyle Receitas fit
Está de dieta? Experimente estes crepes de laranja e coco saudáveis
-
3
-
4
Lifestyle Signos
-
5
lifestyle Decoração
Home Staging, o novo conceito que está a dar que falar no imobiliário
-
6
Lifestyle Covid-19
'Boca de Covid'. Estudo identifica sequelas da doença na cavidade oral
-
7
-
8
Lifestyle Cancro da próstata
-
9
Lifestyle Delírio
Covid-19 pode privar o cérebro de oxigénio e causar danos perigosos
-
10
lifestyle Receitas saudáveis
Muito saudável! Bolinhos de quinoa e batata doce com molho de iogurte


Newsletter
Seja o primeiro a saber
Receba os principais destaques todos os dias no seu email.
© 2021 Notícias ao Minuto. Todos os direitos reservados
Comentários
Regras de conduta dos comentários