Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Quantos minutos por dia tenho de caminhar para perder peso?

Sim, caminhar ajuda a emagrecer e basta seguir algumas 'regras'.

Quantos minutos por dia tenho de caminhar para perder peso?
Notícias ao Minuto

09:02 - 29/12/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Emagrecer

Está à procura de um tipo de exercício físico que dê resultados, sem ter de ir ao ginásio ou gastar dinheiro em equipamento? Ora, experimente caminhar. 

Segundo o site norte-americano Today, pode não parecer o exercício disponível mais eficaz, contudo os especialistas no tema garantem que pode sim ajudar a emagrecer, além de entre outros benefícios como melhorar a saúde mental dos indivíduos. Caminhar apenas alguns passos por dia pode queimar centenas de calorias, sendo fácil adicionar algumas alterações à sua rotina para perder peso. 

Caminhar pode realmente ajudar a perder aqueles quilinhos a mais?

De acordo com o médico Cedric Bryant, presidente e diretor científico do Conselho Americano de Exercício, caminhar "pode certamente" ajudar a emagrecer.

"É um exercício aeróbico de baixo impacto que permite aos indivíduos gastar energia e queimar calorias, e como tal ajuda a perder peso", disse Bryant.

Outros especialistas recomendam fazer caminhadas por se tratar de um exercício simples e acessível. 

"Sou de fã de caminhar como forma de movimento - sobretudo para quem está a começar", afirmou a dietista Marisa Moore ao Today.

"O que é mais importante é encontrar um tipo de atividade que goste e que tenha vontade de fazer". 

Se já começou ou está a pensar em começar a caminhar para perder peso, Bryant recomenda que ande durante aproximadamente 45 minutos por dia, se possível diariamente. 

"As recomendações básicas em termos de saúde e bem-estar geral correspondem a caminhar por pelo menos 30 minutos por dia, na maioria dos dias da semana".

"Se pretende perder peso, deve aumentar o tempo para 45 a 60 minutos diários. E é importante que saiba que esse tempo não tem de ser cumprido de uma só vez, ou seja pode reparti-lo durante o decorrer do dia", explicou. 

Bryant recomenda repartir as caminhadas em duas ou três sessões diárias.

"Talvez ande durante meia hora de manhã, e depois outros 15 ou 30 minutos após o jantar ou na hora de almoço", sugeriu Bryant. 

"A ideia é tentar acumular cerca de 45 minutos diários de caminhada, o que por sua vez irá contribuir para que emagreça ou mantenha o peso". 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório