Meteorologia

  • 08 MAIO 2021
Tempo
16º
MIN 13º MÁX 24º

Edição

Osteoporose: Enfermeira explica os cuidados a ter na quadra natalícia

Além dos cuidados relativos à pandemia, pessoas com osteoporose devem ter cuidados especiais durante a época natalícia. Como tal, Andréa Marques - enfermeira no Serviço de Reumatologia CHUC e presidente da APPSReuma – Associação Portuguesa de Profissionais de Saúde em Reumatologia, partilha algumas regras um artigo de opinião enviado ao Lifestyle ao Minuto. O texto que se segue é da sua autoria.

Osteoporose: Enfermeira explica os cuidados a ter na quadra natalícia

A época natalícia é, por tradição, um período propício para momentos de convívio entre familiares e brincadeiras entre avós e netos. Para além dos cuidados que a pandemia impõe, é importante recordar que quem vive com osteoporose deve ter cuidados especiais para evitar pequenas fraturas ou problemas ósseos.

A osteoporose torna os seus ossos mais frágeis, de tal modo que podem mesmo partir-se com pequenos esforços (como carregar sacos de compras) ou quedas. Contudo, esta patologia não deve ser impeditiva do convívio e da brincadeira com os seus netos, porque grande parte do tratamento e prevenção passa pelos bons hábitos de saúde física e psicológica, deve, contudo, tomar as devidas precauções.

Para evitar o risco de fraturas durante as atividades da quadra natalícia, é fundamental antes de mais continuar a fazer o tratamento da osteoporose como o profissional de saúde recomendou, seja ele tomar um comprimido, fazer exercício, utilizar calçado adequado. Lembre-se a osteoporose, bem como todas as doenças crónicas, não tira férias!

Deve ainda seguir uma regra de ouro: manter sempre uma boa postura em todas as ocasiões, seja quando está em pé, seja quando está sentado ou quando se inclina. Eis cinco regras essenciais para conseguir manter sempre uma boa postura e, desta forma, evitar potenciais fraturas ou problemas ósseos:

  • Nas suas atividades e brincadeiras não realize movimentos repentinos e de torção, mantenha sempre as costas direitas e bem apoiadas, e os dois pés bem assentes no chão.
  • Para apanhar algo do chão deve dobrar os joelhos e inclinar-se fazendo um ângulo reto, em vez de dobrar a partir da cintura. Também pode fazê-lo sentando-se, para evitar sobrecarga e desequilíbrio.
  • Para evitar baixar-se enquanto brinca com o seu neto, escolha atividades em que ambos possam estar sentados frente a frente ou lado a lado, por exemplo a fazer um puzzle, fazer origamis, jogar um jogo de tabuleiro ou desenhar.
  • Se o seu neto ou neta quiser brincar no chão, opte por apoiar as costas contra uma parede ou colocar uma almofada debaixo dos seus glúteos para fazer altura e não causar desconforto nas costas ou curvatura lombar.
  • Certifique-se de que no final da brincadeira, em conjunto com os netos, os brinquedos ficam todos arrumados e não há objetos espalhados pelo chão que possam fazê-lo escorregar ou tropeçar e cair, tenha também cuidado redobrado senão conhecer a habitação.

Notícias ao Minuto nomeado para os Prémios Marketeer

O Notícias ao Minuto é um dos nomeados da edição de 2021 dos Prémios Marketeer, na categoria de Digital Media. As votações decorrem até ao próximo dia 31 de maio.

Para nos ajudar a vencer, basta aceder ao site da iniciativa organizada pela revista Marketeer, clicando aqui, e proceder ao preenchimento do formulário, selecionando Notícias ao Minuto na categoria de Digital Media e formalizando depois a votação. Obrigada pela sua preferência!

Recomendados para si

Seja sempre o primeiro a saber.
Quinto ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online.
Descarregue a nossa App gratuita.

Apple Store Download Google Play Download

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório