Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
15º
MIN 11º MÁX 18º

Gravidez saudável no Natal. Nutricionista dá 14 dicas que tem de seguir

"Esta é uma altura do ano em que facilmente se sai da rotina, e até aí tudo bem, alguns alimentos que não fazem parte do dia a dia é normal fazerem parte destes dias, e não há mal nenhum nisso porque Natal é Natal. No entanto, é fundamental perceber a importância de haver um equilíbrio, de não ser o perdido por 100 perdido por 1000, de não cair em excessos desmedidos", explica a nutricionista Mariana José, uma das profissionais do portal Conversas com Barriguinhas, neste artigo de opinião.

Gravidez saudável no Natal. Nutricionista dá 14 dicas que tem de seguir
Notícias ao Minuto

21:00 - 21/12/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Artigo de opinião

Natal, as luzes, a magia, o amor, a partilha, a família, o convívio, o conforto, a lareira, a mesa repleta de iguarias, de sabores, de cores e de texturas. Uma época pela qual aguardamos todo o ano, pois é sempre especial. Mais especial ainda se torna quando há bebés a chegar ou a fazerem parte dela pela primeira vez.

Enquanto nutricionista seja no Natal, seja em qualquer dia do ano, a minha missão é passar a mensagem do quão é importante um estilo de vida saudável, partilhando formas de como o conseguir de uma forma simples, descomplicada e igualmente saborosa.

Esta é uma altura do ano em que facilmente se sai da rotina, e até aí tudo bem, alguns alimentos que não fazem parte do dia a dia é normal fazerem parte destes dias, e não há mal nenhum nisso porque Natal é Natal. No entanto, é fundamental perceber a importância de haver um equilíbrio, de não ser o perdido por 100 perdido por 1000, de não cair em excessos desmedidos.

Estes cuidados devem ser transversais a todas as pessoas, mas acima de tudo devem ser tidos em conta por todas as futuras mamãs! Durante muitos anos achou-se e fez-se exatamente o oposto. Mulheres grávidas comiam à vontade, tudo o que tinham direito, podiam e deviam comer por dois, além disso não deviam controlar nada porque os desejos falavam mais alto e os bebés podiam ser afetados se estes não fossem cumpridos. Atualmente, sabemos que as coisas não funcionam assim. Sabemos que a alimentação/nutrição tem um papel importantíssimo tanto na saúde e bem-estar da grávida, como no desenvolvimento e programação genética do bebé. Como tal, devem sempre haver alguns cuidados.

Para que as mamãs consigam passar a época natalícia de uma forma mais saudável e equilibrada devem ter especialmente os seguintes cuidados:

1. Fazer uma alimentação rica em fruta e verduras;

2. Não saltar refeições;

3. Preferencialmente, beber somente água;

4. Fazer alguma atividade física, sair da mesa para fazer um jogo em família ou dar uma caminhada;

5. Reduzir ao máximo a ingestão de fritos, se apetecer muito escolher 1 ou 2 no máximo;

6. Controlar a quantidade ingerida de sobremesas, para diminuir ao máximo a ingestão de açucares simples;

7. Não consumir bebidas alcoólicas;

8. Não consumir carnes cruas, nem peixes crus, nem entradas ou sobremesas que levem ovos crus;

9. Não consumir queijos que não tenham a certeza que são pasteurizados;

10. Evitar ao máximo alimentos processados com ingredientes desconhecidos;

11. Evitar cafeína, seja em chás, sobremesas, refrigerantes ou no próprio café;

12. Não estar ansiosa relativamente à comida, se apetecer alguns alimentos diferentes perceber que isso faz parte, tentar apenas escolher o melhor para a mamã e para o bebé dentro das opções existentes;

13. No dia a seguir ao Natal voltar à rotina da mamã sem dramas nem stresses;

14. Falar com os papás sobre os receios, sobre quais irão ser os maiores desafios, de forma a eles serem um apoio e um pilar nestes dias.

Desfrutar sim, sempre, com equilíbrio, com consciência, com saúde, com bem-estar (físico, mental e emocional), com prazer, com muito sabor e nutrientes! Sem extremismos, sem fundamentalismos, sem descontrolo total, sem esquecer a responsabilidade sobre o bebé que está a crescer dentro de cada mamã, sem culpas e sem arrependimentos.

Haja bom senso, muito amor e muita alegria (assinado: o vosso futuro bebé)!

(Conversas com Barriguinhas partilha conhecimento e informações em aulas online gratuitas para futuras mães). 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório