Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 12º MÁX 17º

Vamos às compras? "Organização ajuda a poupar dinheiro, tempo e recursos"

"O desafio semanal de todas as famílias, sendo elas numerosas ou não, passa por conciliar as compras no supermercado com as refeições diárias, comprando de forma racional e sem impulsos consumistas", explica Andreia Santos, Coordenadora de Qualidade e Segurança Alimentar das Lojas Pingo Doce, neste artigo de opinião partilhado com o Lifestyle ao Minuto.

Vamos às compras? "Organização ajuda a poupar dinheiro, tempo e recursos"
Notícias ao Minuto

18:04 - 21/12/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Poupar

É este planeamento na hora de ir às compras que ajudará a rentabilizar o orçamento familiar, além de evitar desperdícios desnecessários. Evitar o desperdício alimentar é um dever e está nas mãos de cada um de nós.

Nesse sentido, deixamos algumas estratégias e dicas a serem implementadas para que as famílias poupem dinheiro e recursos e contribuam para um planeta mais sustentável.

O momento de ir ao supermercado não precisa, nem deve ser, um período de tensão para a família, pois é uma altura que deve ser encarada com descontração, de forma a que se façam as escolhas certas, capazes de impactar positivamente a alimentação e saúde.

Eis algumas dicas: em primeiro lugar, aconselhamos a elaboração de um menu semanal contemplando pequenos-almoços, almoços, lanches e jantares. A partir desta definição será mais fácil fazer uma lista com tudo o que é necessário para estas refeições, evitando excessos e compra de alimentos que podem ser mais perecíveis, perdendo a sua frescura e propriedades nutricionais de forma muito mais célere. Além disso, é imperativo escrutinar o que há na dispensa e no frigorífico para evitar um gasto desnecessário.

Para que a ida semanal às compras não seja um fardo, deixamos o conselho para que esta mesma lista de compras esteja organizada por secções (frutas e legumes, carne e peixe, mercearia, higiene), evitando assim andar de um lado para o outro da loja porque se esqueceu de algum item.

Uma outra dica passa por não ir ao supermercado com fome, pois o mais certo é comprar por impulso alimentos menos saudáveis e com pouco aporte nutricional. Se comer alguma coisa antes desta tarefa conseguirá perceber que as compras são mais racionais e menos emocionais. Após realizadas as compras da semana é tempo de uma arrumação bem pensada para que não haja desperdício ou produtos estragados.

O armazenamento no frio é a forma correcta de manter os alimentos que dele necessita, em bom estado de conservação, mantendo-os frescos e retardando o aparecimento da maioria dos microrganismos nocivos. O frigorífico está dividido por zonas. A temperatura não é igual em todo o frigorífico, pelo que tirar partido das diferentes temperaturas existentes permite assegurar um armazenamento optimizado dos alimentos.

Nas prateleiras superiores, uma vez que se trata de uma zona exposta a menos perdas de temperaturas sofre, devem ser guardadas lacticínios, charcutaria, comida pronta ou sobras de comida.

Nas prateleiras de baixo arrumamos então os ovos, peixe e carne crus dado que é a área mais fria de todo o compartimento. Já nas gavetas devemos guardar os legumes e frutos frescos, por exemplo.

Os molhos, como ketchup e maionese, águas e sumos devem ser guardados nas prateleiras da porta do frigorifico. Não se deve colocar os ovos, os lacticínios ou os alimentos que se estragam mais facilmente nesta divisão, que sofre mais com as perdas de frio devido ao abrir e fechar do frigorifico.

Evite abrir demasiadas vezes o frigorifico e não o encha demasiado. O ar frio deve circular para manter os produtos à temperatura adequada.

Passando para as mercearias, estas devem ser organizadas por ordem de importância. Ou seja, os produtos que mais utilizamos devem estar à altura dos olhos e da cintura para que estejam imediatamente ao nosso alcance e consigamos ter um controlo maior das datas de validade. 

Por último, evitar o desperdício alimentar está nas mãos de todos. Pequenos gestos, como transformar sobras das refeições numa nova refeição ou aproveitar partes de alimentos que normalmente seriam desperdiçados, começam nas nossas cozinhas e podem produzir grandes resultados, poupando recursos, tempo e dinheiro. Recentemente, no âmbito da política de combate ao desperdício alimentar, o Pingo Doce lançou o livro de receitas 'Desperdício Zero à Mesa com o Pingo Doce', que permite que estes princípios possam, de uma forma simples, ser transpostos para o quotidiano.

Estas são algumas dicas que ajudam a 'gerir' melhor os alimentos, valorizando-os e tirando o melhor proveito dos mesmos. Assim, são geradas menos perdas e maiores poupanças para as famílias, além da adopção de práticas mais sustentável para o ambiente.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório