Meteorologia

  • 05 MAIO 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 21º

Quer poupar? Estas são as 10 coisas que não deve fazer

Precisa de poupar, mas não sabe por onde começar? Há algumas coisas que não deve fazer - e lembre-se que o ato de poupar se pode tratar de um hábito.

Quer poupar? Estas são as 10 coisas que não deve fazer
Notícias ao Minuto

07:30 - 08/11/20 por Notícias Ao Minuto

Economia Poupar

Criar o hábito de poupar é meio caminho andado para conseguir fazer uma poupança com sucesso. Há coisas que devemos fazer e há outras que também não devemos fazer

O Doutor Finanças destaca 10 coisas que não devemos fazer se o objetivo é poupar. Tome nota: 

1. Não fazer um planeamento financeiro 

"Se considera que fazer um orçamento vai limitar a sua liberdade financeira, é exatamente contrário. Fazer um planeamento financeiro vai ajudá-lo a ter um controlo total das suas finanças, sabendo realmente todo o dinheiro que entra e sai da sua conta (receitas e despesas)."

2. Não ter um seguro de saúde de saúde 

"Poupar é efetivamente cortar em despesas desnecessárias, mas não é o caso dos seguros. São muitos os portugueses que optam por cortar em determinados serviços para conseguir poupar dinheiro. Mas cortar no seguro de saúde, no final de contas, pode sair sai muito mais caro do que a mensalidade que pagaria à seguradora."

3. Fazer compras por impulso 

"Certamente já foi ao supermercado e acabou por trazer mais do que aquilo que precisava, certo? Ou já foi dar uma voltinha pelo centro comercial e acabou por trazer uma coisinha ou outra que não precisava? São estes 'pequenos' gastos, que muitas vezes parecem mínimos e inofensivos, que estão a levá-lo a gastar mais ao fim do mês."

4. Apostar em eletrodomésticos pouco eficientes  

"Na hora de comprar novos eletrodomésticos optar sempre por aqueles que são mais baratos, pode não ser a opção mais vantajosa. Ao optar por um aparelho mais barato, mas menos eficiente, vai acabar por pagar a diferença na fatura da luz e da água."

5. Pagar sempre com cartão

"Sabe aquele ditado popular 'o que os olhos não vêm, o coração não sente'? Pois o mesmo acontece se utilizar o cartão de débito/multibanco para todas as suas compras. Como não está a visualizar o dinheiro, custa-lhe menos e acaba por fazer gastos desnecessários que não estava a contar."

6. Não investir parte da poupança 

"Poupança gera poupança. E como? Colocando parte dela a render através de produtos de investimento. Soluções como: certificados de aforro, seguros de capitalização ou PPR’s (Plano Poupança Reforma), são soluções de baixo risco, que podem rentabilizar o seu dinheiro."

7. Descurar dos cuidados com o seu automóvel  

"Procurar poupar dinheiro na sua manutenção ou até mesmo no seu seguro automóvel, pode trazer muitos dissabores. As consequências de não fazer uma revisão ou de esperar mais algum tempo para mudar uma determinada peça, pode levá-lo a gastar muito, mas muito mais dinheiro com o veículo."

8. Não fazer revisão dos gastos da casa  

"Quanto dinheiro gasta em coisas que não utiliza? Como é o caso, por exemplo, dos serviços de streaming - seja de filmes, séries ou música -, do ginásio, de algumas coberturas de seguros e serviços de mobilidade partilhada."

9. Deixar a poupança sempre para depois  

"Independente da sua situação atual, por muito que se fale em poupança e como pode ser feita, na hora H o maior inimigo é muitas vezes a inércia. Pensar que logo poupa ou que depois aproveita o subsídio de férias para fazer face a determinada situação, nunca é boa ideia. No final, vai arranjar sempre um destino 'mais urgente' para esse dinheiro."  

10. Não aplicar a automatização da poupança 

"Considera que poupar é mesmo uma tarefa complicada? Então talvez seja importante considerar a poupança automática. Agende transferências automáticas no início do mês da sua conta à ordem para outra conta destinada ao aforro (é possível fazê-lo através do seu homebanking)."

Recomendados para si

;

Receba as melhores dicas de gestão de dinheiro, poupança e investimentos!

Tudo sobre os grandes negócios, finanças e economia.

Obrigado por ter ativado as notificações de Economia ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório