Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 16º MÁX 26º

Nunca mais. Três truques para cortar a cebola sem chorar

É fácil!

Nunca mais. Três truques para cortar a cebola sem chorar
Notícias ao Minuto

12:00 - 07/12/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Dicas de culinária

Já sabe o que o espera: começa a cortar a cebola, os olhos ardem e as lágrimas teimam em cair. Tal, deve-se ao gás sulfóxido de tiopropanal, conforme explica um artigo publicado no portal Tudo Gostoso.

Este resulta da reação entre uma enzima e outras substâncias presentes na cebola. Ao ser cortado, esses compostos e a referida enzima entram em contacto uns com os outros, formando, consequentemente o gás que causa as lágrimas. 

Eis, de acordo com o portal Tudo Gostoso, três truques para não chorar na sua próxima aventura culinária que envolva cebola:

Água gelada

De forma a evitar que o gás seja libertado enquanto corta o vegetal, deixe-o de molho em água gelada durante aproximadamente meia hora antes de usar a faca. Se cortar a cebola dentro de um recipiente com água, o resultado será ainda mais eficaz. 

Coloque a cebola no congelador

Deixe a cebola entre 10 a 15 minutos no congelador antes de cortá-la. Ao ficar mais dura e gelada, as enzimas não entram em contacto com os compostos que forma o gás sulfóxido de tiopropanal, impedindo que as lágrimas lhe invadam os olhos. 

Água na boca

Sim, leu bem. Coloque um pouco de água na boca e deixe-a lá enquanto corta a cebola. O gás expelido do alimento vai reagir à água dentro da boca, e não nos seus olhos.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório