Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
19º
MIN 13º MÁX 19º

Como prevenir complicações reumáticas associadas ao frio? Médico responde

"A relação entre o frio e o desenvolvimento de doenças reumáticas está bem estabelecida. O frio parece intensificar os sintomas reumáticos, como a dor articular ou a tumefação articular (aumento ou inchaço das articulações)", explica a médica Sandra Falcão, Coordenadora Reumatologia no Hospital CUF Sintra e reumatologista na Clínica CUF S. Domingos de Rana, neste artigo de opinião partilhado com o Lifestyle ao Minuto.

Como prevenir complicações reumáticas associadas ao frio? Médico responde
Notícias ao Minuto

15:00 - 18/11/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Artigo de opinião

Inclusivamente, de acordo com um estudo publicado na revista Rheumatic & Musculoskeletal Diseasis, edição de 2017, a exposição ao frio está relacionada com o desenvolvimento de artrite reumatoide, com ou sem a presença de anticorpos anti-péptido citrulinado, alterações analíticas que conferem elevada especificidade para o desenvolvimento desta doença.

Além das doenças reumáticas que se acompanham do inchaço de articulações existe uma entidade que frequentemente está associada ao frio e que pode ser uma forma de apresentação de doenças reumáticas graves, denominada fenómeno de Raynaud.

A síndrome de Raynaud, é uma doença arterial periférica funcional, em que as pequenas artérias, geralmente nos dedos das mãos ou dos pés, se contraem mais que o normal em resposta à exposição ao frio. A constrição das pequenas artérias faz com que os dedos, das mãos ou dos pés, fiquem pálidos ou azulados, dormentes e com formigamento.

A síndrome de Raynaud pode ser primária, o que significa que não há nenhuma causa aparente (também chamada doença de Raynaud) ou secundária, o que significa que é possível identificar uma causa, a maioria das vezes associada a doenças reumáticas sistémicas, imunomediadas ou autoimunes, como a esclerose sistémica, o lúpus eritematoso sistémico ou a artrite reumatoide, entre outras.

Que impacto tem a síndrome de Raynaud?

O fenómeno de Raynaud não medicado pode condicionar lesões graves na extremidade dos dedos, como úlceras e feridas, que podem levar à sua perda, mais frequentemente denominada amputação.

Notícias ao MinutoSandra Falcão© DR

O que podem os doentes fazer para prevenir complicações?

As medidas de proteção do frio devem ser tomadas, como a utilização de luvas e meias quentes. Contudo, só o correto diagnóstico e o tratamento direcionado a um diagnóstico específico podem reverter esta situação, que pode assumir contornos extremamente graves se não tratados atempadamente. Assim, a avaliação precoce em consulta de reumatologia é a melhor forma de prevenir as complicações associadas a doenças reumáticas associadas com o frio.

O doente deve estar atento a sintomas como alteração da coloração dos dedos, como dedos com coloração pálida ou azulada, ou dor e inchaço de articulações. Perante estes sinais deve procurar ajuda médica, mesmo em tempos de pandemia. Importa reforçar que nas unidades de saúde os circuitos e procedimentos promovem a segurança dos doentes e profissionais de saúde. Não adie porque perante a persistência de sinais de alerta a única forma de reverter o habitual curso agressivo destas doenças passa pelo diagnóstico precoce e o tratamento direcionado.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório