Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
16º
MIN 12º MÁX 17º

Apneia do Sono: Como é feito o diagnóstico e escolha do tratamento?

"A SAOS (Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono) é uma patologia muito frequente nos nossos dias correntes e com co-morbilidades associadas potencialmente graves que podem pôr em causa a vida do próprio indivíduo, assim como chegar a colocar a vida dos que o rodeiam, nomeadamente quando falamos de acidentes de viação", explica o médico Pedro Cebola.

Apneia do Sono: Como é feito o diagnóstico e escolha do tratamento?
Notícias ao Minuto

12:00 - 10/11/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Artigo de opinião

André Mariz de Almeida e Pedro Cebola, especialistas em Medicina Dentária no Hospital CUF Tejo, descrevem neste artigo de opinião partilhado com o Lifestyle ao Minuto tudo o que tem de saber sobre a apneia do sono. 

O que é a Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono?

Resposta: Pedro Cebola

A SAOS (Síndrome de Apneia Obstrutiva do Sono) é uma patologia muito frequente nos nossos dias correntes e com co-morbilidades associadas potencialmente graves que podem pôr em causa a vida do próprio indivíduo, assim como chegar a colocar a vida dos que o rodeiam, nomeadamente quando falamos de acidentes de viação.

É uma patologia frequentemente esquecida, que quando diagnosticada, habitualmente está já associada a uma manifestação direta ou indireta, muitas delas cursam com sintomatologia pulmonar ou cardíaca.

Notícias ao MinutoPedro Cebola© DR

O processo etiopatogénico da doença consiste no quadro de obstrução da via aérea intermitente durante o sono. Este fenómeno obstrutivo pode ocorrer de forma completa (SAOS) ou apenas por redução da passagem de ar na coluna aérea e que frequentemente se manifesta por roncopatia.

A via aérea consiste no espaço que vai desde a abertura fossa nasal à laringe/traqueia, podendo apresentar maior resistência ou mesmo colapso à passagem do ar, a qualquer nível. Os locais onde frequentemente se pode encontrar maior resistência é: ao nível das fossas nasais, véu do palato, orofaringe (amígdalas), base da língua e epiglote.

Como é feito o diagnóstico e escolha do tratamento?

Resposta: André Mariz de Almeida

Hoje em dia temos ao dispor diversos tipos de exames complementares para avaliar a coluna aérea, já com diversos estudos publicados sobre a associação deste espaço tridimensional e o efeito sobre a SAOS.

Perante a diversidade de exames complementares, todos são realizados com o doente acordado, portanto, com o tónus muscular mantido, ou seja, o doente consegue manter sem ação da gravidade todos os tecidos que normalmente fazem obstrução total ou parcial da via aérea.  Esta informação é sem dúvida importante, no entanto, hoje em dia, é possível verificar quais os locais de obstrução da via aérea que acontece durante o período do sono, em que o doente se apresenta com um tónus muscular relaxado através do Drug Induced Sleep Endoscopy (DISE).

O que se pretende com este exame?

Resposta: Pedro Cebola

O Drug Induced Sleep Endoscopy (DISE) veio revolucionar todos os exames de diagnóstico topográfico da SAOS. Este exame pretende mimetizar o sono do doente, em condições controladas, e em que é feita uma videonasofibroscopia laríngea (inserimos uma mini camara pela cavidade nasal do doente) que se encontra sedado, mimetizando o sono.  Durante o exame é feito o registo de eventuais apneias e dessaturação de oxigénio do doentes, sendo este colocado em diferentes posições (decúbito dorsal e lateral), tentando mimetizar o comportamento da coluna aérea durante o sono com tónus muscular relaxado (durante o sono).

Como é que este exame pode apoiar na definição do caminho terapêutico?

Resposta: André Mariz de Almeida

Sendo o tratamento Gold Standard para a SAOS a aplicação de uma pressão positiva contínua na via aérea através de um equipamento (CPAP), sabe-se que nem todos os doentes se conseguem adaptar a esta solução. Uma outra abordagem terapêutica que poderá ser adoptada são os dispositivos orais de avanço mandibular (DAM). Esta modalidade terapêutica tem como objetivo uma tentativa de projetar a mandíbula anteriormente e deste modo aumentar o espaço faríngeo, podendo estar indicado em situações clínicas de SAOS ligeira a moderada. É aqui que a Consulta de Roncopatia/Apneia do Sono do Hospital CUF Infante Santo é pioneira em Portugal - o que fazemos é utilizar o DISE para encontrar com maior precisão prognóstica uma opção terapêutica utilizando o DAM, com base na total individualização do tratamento utilizamos um registo dentário numa posição pré determinada que é depois testada durante o DISE e adequada para o melhor sucesso terapêutico. Quando realizado para avaliação preditiva do DAM, o exame é realizado em equipa multidisciplinar (Otorrinolaringologia e  Medicina Dentária).

Notícias ao MinutoAndré Mariz de Almeida© DR

Então o DISE é neste momento um exame fundamental na abordagem diagnóstica e de decisão terapêutica da SAOS?

Resposta: André Mariz de Almeida

Certo. É um exame de extrema importância quer para diagnóstico topográfico  da obstrução da via aérea e eventual correção cirúrgica, bem como preditivo de sucesso para a opção terapêutica menos invasiva de Dispositivos de Avanço Mandibular (DAM) e é aqui o grande diferencial. Deste modo, a avaliação multidisciplinar na Consulta de Roncopatia/Apneia do Sono do Hospital CUF Tejo é inovadora na aplicação de técnicas de diagnóstico e terapêutica neste tipo de indivíduos, contribuindo para uma melhoria da qualidade de vida dos mesmos e dos que os rodeiam. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório