Meteorologia

  • 19 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 21º

Poluição do ar associada a mortes por Covid-19, descobre estudo

Estes são os resultados de um novo estudo, publicado esta terça-feira na revista Cardiovascular Research.

Poluição do ar associada a mortes por Covid-19, descobre estudo
Notícias ao Minuto

09:00 - 27/10/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Covid-19

A exposição de longo prazo à poluição do ar pode estar associada a 15 por cento das mortes por Covid-19 em todo o mundo, de acordo com um novo estudo publicado esta terça-feira na revista Cardiovascular Research.

Os investigadores analisaram dados de saúde e doenças dos Estados Unidos e da China relacionados à poluição do ar, Covid-19 e SARS - uma doença respiratória semelhante à nova doença de coronavírus. Depois, combinaram-nos com dados de satélite de exposição global e partículas microscópicas - bem como redes de monitorização de poluição baseadas em solo, para calcular até que ponto a poluição do ar poderia ser responsabilizada pelas mortes por Covid-19.

No Leste Asiático, que tem alguns dos níveis mais altos de poluição do planeta, 27 por cento das mortes por Covid-19 podem ser atribuídas aos efeitos da má qualidade do ar na saúde. A proporção é de 19% na Europa e 17% na América do Norte.

Os autores disseram que as mortes relacionadas à Covid-19 e à poluição do ar representavam uma "mortalidade excessiva potencialmente evitável" e que a exposição a partículas no ar provavelmente agravava "condições que levam a resultados fatais" de infecção por SARS-CoV-2.

“Se a exposição de longo prazo à poluição do ar e a infeção com o vírus se unirem, teremos um efeito adverso na saúde, principalmente no que diz respeito ao coração e aos vasos sanguíneos”, disse o co-autor do artigo, Thomas Munzel, citado pelo Aljazeera.

Segundo o mesmo, a poluição do ar tornou mais prováveis os fatores de risco da Covid-19, como problemas pulmonares e cardíacos. Especificamente, a equiae observou que as partículas pareciam aumentar a atividade de um receptor nas superfícies das células pulmonares, ACE-2, que é conhecido por estar envolvido na maneira como a Covid-19 infeta pacientes.

“Portanto, temos um duplo golpe: a poluição do ar danifica os pulmões e aumenta a atividade do ACE-2, o que, por sua vez, leva a uma maior absorção do vírus”, acrescentou Munzel.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório