"Queremos informar para melhor diagnosticar e tratar, contribuindo para o conhecimento de um problema de saúde que afeta a qualidade de vida de muitos portugueses. Vamos dar a conhecer mais sobre esta situação crónica alertando para seus os sintomas para que todos a possam identificá-la e tratá-la. Queremos contribuir de forma positiva para auxiliar quem sofre", explica o Professor Doutor Rui Tato Marinho, presidente da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG).
'Vamos falar de Sii' procura assim alertar a população para a Síndrome do Intestino Irritável, uma condição de saúde do aparelho digestivo que atinge um milhão de portugueses.
O seu diagnóstico e tratamento enfrentam alguns obstáculos, nomeadamente o facto de que os sintomas desta doença podem ser facilmente atribuídos a outras causas.
Os seus principais sintomas são pouco concretos. Na maioria incluem: dor abdominal, diarreia, obstipação.
Embora afete aproximadamente 10% da população portuguesa, a Síndrome do Intestino Irritável (SII), ainda não é totalmente compreendida e valorizada. Inúmeros doentes não procuram ajuda médica por falta de informação e também pela facilidade de atribuição dos sintomas a outras patologias. Porém, a SII é a principal causa de consultas de Gastrenterologia.
A campanha 'Vamos falar de Sii' da SPG, com o apoio da farmacêutica Norgine, quer sensibilizar a população para esta doença incapacitante, cujo impacto na qualidade de vida das pessoas é enorme.
“O impacto na vida dos doentes com SII é muito elevado. Ter, por exemplo, diarreia e cólicas abdominais no local de trabalho, ou antes de uma situação stressante como um exame ou uma prova desportiva é muito desconfortante. É, pois, importante aumentar o conhecimento existente, para que as pessoas procurem ajuda no seu médico gastrenterologista”, conta Rui Tato Marinho.
Para esta campanha a SPG criou uma página de Facebook, onde poderá esclarecer as suas dúvidas e encontrar informações sobre a SII.