Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 11º MÁX 18º

Brincar em espaços verdes aumenta defesas das crianças

Uma pesquisa finlandesa apurou que crianças que passam mais tempo na natureza desenvolvem um microbioma mais variado e apresentam uma quantidade superior de proteínas anti-inflamatórias nos seus pequenos corpos, bastando um mês de atividades regulares em espaços verdes para se notarem as diferenças.

Brincar em espaços verdes aumenta defesas das crianças
Notícias ao Minuto

09:45 - 20/10/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Imunidade

Brincar na natureza aumenta a imunidade e defesas das crianças, revela um estudo realizado por investigadores Universidade de Helsínquia, na Finlândia, publicado no Science Advances, e partilhado num artigo na prestigiada revista Galileu. 

Os investigadores acompanharam 75 crianças entre os 3 e 5 anos em 10 creches finlandesas. De modo a entenderem de que modo o ambiente que as rodeava podia influenciar a sua saúde.

Para tal, os cientistas pediram a quatro das creches para trocarem o piso coberto por cascalho dos respetivos recreios das instalações por relva proveniente de floresta.

Entretanto, os recreios dos restantes infantários permaneceram iguais, sendo que três já tinham áreas verdes e três tinham um pavimento de pedra. 

Segundo a Galileu, durante 28 dias, as crianças foram incentivadas a brincar nesses espaços. Nos infantários que haviam sido modificados, foram promovidas atividades especiais para os pequenos interagirem com a natureza, nomeadamente jardinagem.

Depois, os investigadores recolheram amostras de pele, sangue e fezes das crianças e detetaram que o microbioma intestinal e o microbioma cutâneo dos alunos dos infantários renovados apresentavam uma maior diversidade.

Adicionalmente, os organismos desses alunos registavam níveis mais elevados de proteínas anti-inflamatórias e a sua imunidade havia incontestavelmente melhorado.

Contrariamente, os menores de escolas com recreios pavimentados com cascalho não apresentaram os mesmos resultados positivos.

"O Instituto de Recursos Naturais da Finlândia está a desenvolver técnicas para trazer biodiversidade a ambientes urbanos em maior escala", afirmou Aki Sinkkonen, coautor do estudo, em declarações à imprensa

"Além disso, o governo da Finlândia está a facultar apoio económico para deixar as creches mais verdes com base nas descobertas feitas por nós e por outros grupos na Finlândia", concluiu.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório