Meteorologia

  • 23 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 24º

Covid-19. Os 5 sintomas mais comuns nas crianças, que diferem dos adultos

Crianças que testam positivo para o novo coronavírus SARS-CoV-2 não manifestam a maioria dos sintomas 'clássicos' dos adultos, de acordo com dados apurados pela aplicação Covid Symptom Tracker.

Covid-19. Os 5 sintomas mais comuns nas crianças, que diferem dos adultos
Notícias ao Minuto

11:51 - 10/09/20 por Liliana Lopes Monteiro

Lifestyle Covid nas crianças

Informações provenientes da app criada pela universidade britânica King's College, em Londres, revelam os cinco principais sintomas de Covid-19, a doença causada pelo novo coronavírus, nos mais novos. 

A aplicação demonstra que 52% das crianças em idade escolar que testaram positivo para o vírus não sofreram com os sintomas típicos que mais afligem os adultos. 

De acordo com Organização Mundial de Saúde (OMS), a Direção-Geral de Saúde (DGS), a NHS (Sistema Nacional de Saúde Britânico) e outras entidades internacionais, os três principais sinais de infeção pelo novo coronavírus na população adulta são tosse persistente, febre e a perda de paladar e de olfato

Entretanto, um terço das crianças infetadas jamais manifestaram nenhum dos 20 sintomas incluídos na app, que incluíam dores musculares e confusão mental, e os especialistas sugerem assim que tal pode significar que muitos dos menores são assintomáticos

Ou seja, não padecem de qualquer tipo de sintomas. 

Já na semana passada o professor Tim Spector, que liderou a equipa de investigadores que criou a aplicação, tinha avisado, em declarações ao jornal The Sun, que os pais necessitam de estar em estado de alerta e vigilantes ao mandarem os filhos de volta à escola, já que muitos manifestam sintomas distintos dos adultos. 

Os dados recolhidos pela app revelaram que o principal sintoma de Covid-19 que afeta as crianças é a fadiga. 

A informação é baseada na análise de 198 crianças que testaram positivo para o novo coronavírus SARS-CoV-2 e cerca de 15,800 testes negativos. 

Das 198 crianças infetadas 55% sofriam de fadiga acentuada. 

Dor de cabeça foi o segundo principal sintoma, com 53% de incidência; de seguida registou-se a febre com 49% de afetados; entretanto 38% sofriam de dor de garganta e 35% de perda de apetite. 

Mais ainda, a app registou que 15% das crianças que haviam testado positivo também apresentavam um tipo de erupção cutânea fora do normal. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório