Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
22º
MIN 12º MÁX 24º

Novo tipo de coronavírus encontrado em porcos pode infetar seres humanos

Investigadores da University of North Carolina at Chapel Hill, nos Estados Unidos, afirmam que a nova estirpe do vírus tem o potencial de propagar-se entre os seres humanos.

Novo tipo de coronavírus encontrado em porcos pode infetar seres humanos
Notícias ao Minuto

08:35 - 15/10/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Coronavírus

Um novo tipo de coronavírus que devastou recentemente a indústria de suínos "tem o potencial de se espalhar para os seres humanos", alerta um novo estudo. 

A estirpe, denominada de síndrome da diarreia aguda coronavírus (SADS-CoV), surgiu inicialmente em 2016, e desde então que tem prejudicado gravemente a indústria da carne de porco.

Tal como o nome sugere, o vírus causa diarreia severa e vómitos, e é sobretudo letal para os leitões.  

E agora, uma equipa de investigadores da University of North Carolina at Chapel Hill afirma que este agente viral poderá disseminar-se entre os humanos. 

Durante a pesquisa, os investigadores testaram vários tipos de células humanas infetadas com uma forma sintética de (SADS-CoV).

Essas experiências revelaram que uma vasta gama de células humanas estava suscetível à infeção, incluindo células do fígado, do intestino e pulmões. 

Caitlin Edwards, uma das investigadoras envolvida no estudo, explicou: “o SADS-CoV deriva dos coronavírus encontrados nos morcegos conhecidos por HKU2, tratando-se de um grupo de vírus heterogéneos e distribuídos por todo o mundo". 

"É imprevisível saber se o vírus vai emergir de repente e infetar as populações humanas, como aconteceu com o SARS-CoV-2", acrescentou. 

"No entanto, a ampla gama de hospedeiros de SADS-CoV, juntamente com uma forte capacidade de replicação nas células pulmonares humanas e entéricas, demonstra o potencial risco da sua emergência futura entre os seres humanos e outros animais". 

Entretanto, e perante os dados apurados, os investigadores já testaram o fármaco antiviral remdesivir nas células humanas infetadas. Felizmente, o medicamento conseguiu retardar a propagação do vírus. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório