Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Lavar a máscara à mão aumenta risco de contágio. Faça isto...

Ao invés, e segundo os cientistas, deve lavar a mascára na máquina de lavar roupa, à temperatura de 60ºC e com detergente em pó.

Lavar a máscara à mão aumenta risco de contágio. Faça isto...
Notícias ao Minuto

08:57 - 12/10/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Risco de contágio

Uma pesquisa recente publicada no BMJ Open, e divulgada pela prestigiada revista Galileu, indica que lavar a máscara de pano à mão eleva a probabilidade de infeção pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, causador da doença da Covid-19.

Segundo os investigadores, ao invés deve lavar a peça na máquina de lavar roupa, à temperatura de 60ºC e com detergente em pó.

O estudo da autoria de Chandini Raina MacIntyre, da Universidade de New South Wales, na Austrália, consiste na revisão de uma outra pesquisa realizada pela mesma em 2015.

Na altura, MacIntyre e uma equipa de investigadores estavam a analisar a eficácia das máscaras de tecido usadas por médicos e outros profissionais de saúde em hospitais no Vietname e apuraram que em muitos casos o acessório permanecia contaminado com vírus após ser lavado à mão. 

"[No novo estudo,] perguntamo-nos se a adequação da lavagem teve um papel no desempenho das máscaras de pano na análise antiga", conta MacIntyre à BMJ

"Acontece que esse pode ser o caso."

De acordo com a Galileu, ao analisar novamente os dados apurados em 2015, os cientistas detetaram que as máscaras lavadas à mão continuavam contaminadas, já as lavadas na lavandaria do hospital estavam limpas, livres de agentes infecciosos e seguras para serem reutilizadas. 

"A higienização deve ser feita em água a pelo menos 60 graus Celsius com sabão. A lavagem à mão em água fria ou morna, que pode ter sido o caso dos profissionais de saúde no nosso primeiro estudo, é inadequada", afirma a cientista. 

Conclusões estas que são apoiadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que aconselha igualmente a lavagem das máscaras a temperaturas elevadas. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório