Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Covid-19: As vacinas que podem estar disponíveis em poucas semanas

A Organização Mundial de Saúde (OMS) diz estar otimista de que uma vacina contra a Covid-19, doença provocada pelo novo coronavírus SARS-CoV-2, possa estar disponível globalmente numa questão de semanas.

Covid-19: As vacinas que podem estar disponíveis em poucas semanas
Notícias ao Minuto

11:42 - 09/10/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Organização Mundial de Saúde

Está previsto que os primeiros a receberam a vacina sejam pessoas que estão na linha da frente na luta contra o novo coronavírus, nomeadamente profissionais de saúde e cuidadores, além de idosos e indivíduos mais vulneráveis. 

De acordo com um artigo publicado no jornal The Sun Online, o Sistema Nacional de Saúde Britânico (NHS) está atualmente a preparar-se para começar a administrar uma vacina já no próximo mês de novembro. Sendo que a OMS crê que há uma forte possibilidade de três vacinas em especial estarem prontas numa questão de semanas. 

Mas afinal, quais são as vacinas que podem estar brevemente disponíveis?

GlaxoSmithKleine e Sanofi

Uma das vacinas mais promissoras está a ser desenvolvida pelas farmacêuticas GSK e Safoni, e tem como base o ADN do vírus. 

A Safoni crê que a aprovação regulamentar possa ser alcançada na primeira metade de 2021, se os ensaios clínicos forem bem sucedidos. Ensaios estes que começaram no passado mês de setembro e que serão seguidos pela Fase 3 do estudo em dezembro

Entretanto, a Safoni e a GSK estão a incrementar o seu processo de fabricação de modo a virem a ser capazes de produzir até mil milhões de doses num ano. 

Universidade Oxford/AstraZeneca

Outra favorita é a vacina que está a ser produzida pela Universidade de Oxford em parceria com a farmacêutica, com milhões de doses já armazenadas. 

Porém, o facto dos pacientes necessitarem de tomar duas injeções, com 28 dias de intervalo, torna a imunização de milhões de indivíduos num problema logístico que ainda tem de ser solucionado. 

A vacina Oxford/AstraZeneca foi desenvolvida a partir do vírus ChAdOx1, uma versão enfraquecida do vírus da gripe comum (adenovírus) que provoca infeções em chimpanzés. 

Pfizer e BioNTech

A outra vacina precursora pertence às gigantes farmacêuticas Pfizer e BioNTech.

Num comunicado conjunto divulgado à imprensa ambas afirmam que o produto em desenvolvimento está a ser formulado em laboratório, com recurso a testes em animais e em testes realizados em seres humanos. Esperando obter uma vacina, que estará disponível mundialmente, em breve. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório