Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
13º
MIN 13º MÁX 19º

“Colesterol é inimigo da saúde cardiovascular e pode levar à morte"

Lembrando o Dia Mundial do Coração, assinalado amanhã, dia 29 de setembro, a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) e a Amgen Biofarmacêutica lança a campanha 'Enfarte: o Colesterol pode dar o alerta'.

“Colesterol é inimigo da saúde cardiovascular e pode levar à morte"
Notícias ao Minuto

21:00 - 28/09/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Sociedade Portuguesa de Cardiologia

Victor Gil, presidente da SPC, explica: “o colesterol elevado é um inimigo silencioso da saúde cardiovascular. Quando ocorrem desequilíbrios entre os níveis dos dois tipos de colesterol, o HDL e o LDL, dá-se a acumulação de depósitos de gordura nas artérias, o que, ao longo do tempo, leva ao seu progressivo estreitamento resultando no bloqueio do fluxo sanguíneo, originando doença cardíaca ou cerebral".

"Segundo dados do Ministério da Saúde 63,3% dos portugueses entre os 25 e os 74 anos apresentam níveis elevados de colesterol. Em Portugal, as doenças cardiovasculares são responsáveis por 29,5% das mortes, sendo que o enfarte do miocárdio mata, em média, 12 pessoas por dia. Ter o colesterol muito elevado pode significar estar em risco iminente de sofrer um enfarte do miocárdio ou um acidente vascular cerebral (AVC)", acrescenta.

De modo a alertar para este problema e esclarecer dúvidas à população a SPC estará presente num artéria gigante no centro comercial Alegro Alfragide na praça central, em Lisboa, entre 29 de setembro a 4 de outubro. Lá será possível saber mais sobre as consequências do colesterol alto na saúde do coração. Estarão ainda disponíveis rastreios gratuitos.

Adicionalmente, a SPC vai promover uma campanha digital e partilhar um vídeo de sensibilização em parceria com os Cinemas NOS, de 1 a 7 de outubro. Uma campanha que quer incentivar os portugueses a monitorizarem e controlarem o seu colesterol. 

O Diretor-Geral da Amgen, Tiago Amieiro, diz: “através desta ação de sensibilização, pretendemos alertar a sociedade portuguesa para os perigos do colesterol elevado e para o risco cardiovascular que a falta de controlo deste representa, contribuindo para o reforço da importância de vigiar os níveis de colesterol e falar com o médico sobre os riscos cardiovasculares e quais as formas para a prevenção das doenças cardiovasculares". 

Por ano morrem aproximadamente 33 mil pessoas vítimas de doenças cardíacas, que ainda prevalecem como a principal causa de morte em Portugal. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório