Meteorologia

  • 24 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 24º

Porque é que as sobras sabem melhor no dia seguinte? Ciência responde

Já se questionou o porquê daquela fatia de pizza saber tão melhor no dia a seguir? Charles Spence, cientista alimentar e psicólogo experimental na Universidade de Oxford, no Reino Unido, revela a razão.

Porque é que as sobras sabem melhor no dia seguinte? Ciência responde
Notícias ao Minuto

10:00 - 21/09/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Alimentação

O mesmo pode dizer-se de arroz de tomate, cozidos ou de um esparguete à bolonhesa, que parecem adquirir todo um sabor 'especial' após umas quantas horas no frigorífico. 

A cadeia de supermercados britânica Asda juntou-se ao cientista Charles Spence, da prestigiada Universidade de Oxford, de modo a entender a ciência por trás deste fenómeno. 

Spence afirmou em declarações ao jornal Mirror Online: "muitas pessoas dizem que os restos sabem melhor no dia seguinte. Tal como um prato de caril, por exemplo". 

"Normalmente os pratos que sabem melhor ao serem re-aquecidos são ricos em tempero e tendem a incorporar uma variedade complexa de ingrediente". 

"Num caril, por exemplo, quando é deixado durante a noite no frigorífico, os sabores dispersam-se mais uniformemente. Apesar do caril conter tantas quantas 20 a 30 especiarias, a ideia é que ocorra uma fusão para que nenhum elemento em particular consiga ser identificado", acrescentou o cientista alimentar. 

"Ao mesmo tempo, quanto mais a carne está em contacto com os diferentes molhos, mais fica marinada e adquire os deliciosos sabores maturados". 

"E para determinados pratos funciona do mesmo modo. Como lasanha, pizza, carnes estufadas, chili ou esparguete à bolonhesa", concluiu Spence. 

Leia Também: Ficar parado em frente ao micro-ondas em funcionamento causa cancro?

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório