Meteorologia

  • 26 ABRIL 2024
Tempo
12º
MIN 12º MÁX 17º

Optometristas alertam para perigo de desinfetantes na visão das crianças

"Neste arranque de ano letivo vários Optometristas têm reportado a ocorrência de incidentes oculares, requerendo referenciação para atendimento urgente hospitalar, envolvendo contacto entre o desinfetante ou soluções alcoólicas para as mãos e os olhos em crianças. Destes incidentes resultaram irritações na córnea e conjuntiva, com perturbação da visão" afirma Raúl de Sousa, presidente da Associação de Profissionais Licenciados de Optometria (APLO).

Optometristas alertam para perigo de desinfetantes na visão das crianças
Notícias ao Minuto

12:00 - 18/09/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Pandemia

Perante a atual pandemia da Covid-19, provocada pela propagação do novo coronavírus SARS-CoV-2, a APLO alerta para a necessidade imperativa de colocação de sinalética e informação, nas escolas e infantários, associada aos riscos de complicações no caso de ocorrer algum tipo de contacto ocular com desinfetantes para as mãos, sobretudo relativamente às crianças. Pedindo a toma de precauções extraordinárias no manuseamento destas substâncias pelos mais pequenos. 

De acordo com um comunicado enviado pela APLO para o Lifestyle ao Minuto, é  comum encontrar-se dispensadores de álcool gel nas escolas, espaços comerciais e outros, sem qualquer aviso para o perigo do contacto com a vista. É ainda alarmante que os dispensadores em posição para uso por adultos, corresponda à altura média de uma criança de oito anos, por exemplo.

"Podendo ocorrer a ejeção de desinfetante de forma dispersa e descontrolada, atingindo o olho e os anexos oculares. A utilização destes produtos deve ser feita com cuidado e as crianças, que têm o hábito de tocar mais frequentemente nos olhos, devem ser sensibilizadas para esta questão. Nas escolas e infantários deve existir informação infográfica que as alerte para o problema, complementada por esclarecimentos por parte dos pais e professores", sublinha o texto. 

A APLO irá enviar várias recomendações à DGS, contudo avisa a população para adotar procedimentos de proteção.

"Em caso de contato destes produtos com os olhos, a primeira medida deve passar imediatamente por lavar a região com água em abundância, contactar o SNS 24 e procurar um profissional de saúde para avaliar a gravidade da lesão", conclui o comunicado. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório