Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 26º

Algumas bebidas energéticas contêm níveis tóxicos de lixívia

Especialistas alertam que pessoas que ingerem bebidas energéticas estão de facto a beber peróxido de hidrogénio diluído.

Algumas bebidas energéticas contêm níveis tóxicos de lixívia
Notícias ao Minuto

09:06 - 18/09/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Bebidas energéticas

O peróxido de hidrogénio é um químico comummente encontrado em produtos como lixívia, tintas de cabelo, branqueadores de dentes, sendo também utilizado como anti-séptico. 

Investigadores da Universidade de Monash na Austrália afirmam que os níveis da substância em algumas bebidas podem explicar o aumento da incidência de certos tipos de cancro em indivíduos pertencentes às faixas etárias que mais as consomem. 

Adolescentes e jovem adultos são quem mais ingere este produto e um estudo publicado previamente no British Medical Journal concluiu que os homens consomem mais bebidas energéticas, comparativamente às mulheres.

Leia Também: O que acontece ao seu corpo quando bebe bebidas energéticas

A professora Louise Bennett, que liderou a pesquisa mais recente realizada na Austrália, afirmou que os índices do químico em algumas destas bebidas são 15 mil vezes mais elevados do que os níveis que o corpo produz naturalmente. 

Sendo que a maioria das pessoas produz menos de 0.0003 mg/k, valor classificado como baixo. 

Os investigadores explicaram que apesar do peróxido de hidrogénio ser usualmente utilizado para efeitos sanitários, quantidades até 5mg/kg são permitidas em alimentos ou bebidas na Austrália. Noutros países o limite consiste em 0.5mg/kg.

O químico também pode ser usado em branqueadores de dentes e a Comissão Europeia afirma que nestes produtos a presença de até 0.1% de peróxido de hidrogénio é um valor seguro. 

De acordo com o estudo, publicado no periódico Food Chemisty, os investigadores terão analisado os níveis de peróxido de hidrogénio numa variedade de bebidas energéticas.

Leia Também: Misturar bebidas energéticas com álcool é tão prejudicial como cocaína

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório