Meteorologia

  • 29 MARçO 2024
Tempo
14º
MIN 8º MÁX 15º

Estudo propõe novas técnicas para melhorar diagnóstico de leucemias

Um investigador da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) propõe, num estudo, a utilização de técnicas de processamento de imagem e de 'machine learning' para melhorar o diagnóstico precoce em dois tipos de leucemia aguda.

Estudo propõe novas técnicas para melhorar diagnóstico de leucemias
Notícias ao Minuto

12:22 - 03/09/20 por Lusa

Lifestyle Leucemia

Numa nota publicada no 'site' da Universidade do Porto, o gabinete de comunicação da FEUP avança que o artigo, desenvolvido juntamente com uma equipa de investigadores da Universidade Federal do Piauní, no Brasil, focou-se na melhoria do diagnóstico precoce da Leucemia Linfoide Aguda (LLA) e da Leucemia Mieloide Aguda (LMA).

Através de mecanismos de deteção automática, nomeadamente, técnicas de processamento de imagem e de 'machine learning', os investigadores acreditam que é possível auxiliar os especialistas a obterem um diagnóstico precoce das patologias.

Citado na nota, João Tavares, investigador da FEUP, afirma que os tratamentos da Leucemia Linfoide Aguda e da Leucemia Mieloide Aguda são "diferenciados" e que o diagnóstico precoce destas patologias "auxilia na sobrevida" dos doentes.

"Existem sistemas computacionais que providenciam um diagnostico auxiliar e eficaz para os especialistas. Através de imagens de exames, esses sistemas utilizam técnicas de processamento de imagem e 'machine learning' para auxiliar os especialistas", refere o investigador.

O investigador acrescenta ainda que estes dois tipos de leucemia aguda necessitam de um diagnóstico "em estágios iniciais da doença" por forma a "proporcionar um tratamento adequado" ao doente.

"O objetivo deste trabalho foi realizar a deteção automática dos tipos de leucemia aguda a partir de imagens de laminas de sangue", esclarece João Tavares, cujo trabalho foi distinguido com uma Menção Honrosa pela International Conference on Systems, Signals and Image Processing. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório