Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
13º
MIN 11º MÁX 18º

Cometeu 'excessos' nas férias? Dicas para um regresso saudável à rotina

A Maria do Pomar, em parceria com a nutricionista Mafalda Almeida, vai ajudá-lo.

Cometeu 'excessos' nas férias? Dicas para um regresso saudável à rotina
Notícias ao Minuto

21:03 - 24/08/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Engordar

As férias de verão são sinónimo de descontração, de comida e de bebida e, muitas vezes, é inevitável ganhar aquele quilo a mais. A pensar no regresso à rotina, a Maria do Pomar, em parceria com a nutricionista Mafalda Almeida, partilha dicas para compensar os excessos e voltar ao trabalho e às rotinas saudáveis.

Confira as dicas:

1. Aumentar o consumo de frutas e verduras | 5 peças diárias é o recomendado para assegurar que o corpo tem as vitaminas, minerais e água essenciais ao seu bom funcionamento. Também é importante optar por consumir mais alimentos ricos em fibras, como por exemplo o kiwi ou a manga, fundamentais para a promoção do bom funcionamento do trânsito intestinal.

2. Aumentar o consumo de água | A maior parte dos resíduos metabólicos são excretados através da urina, logo quanto mais água consumir, mais fácil será a eliminação de toxinas provocadas pelos excessos cometidos nas férias. Além de que, ajuda a acelerar o metabolismo e a queimar calorias. 2 litros de água por dia é o recomendado.

3. Reduzir o açúcar, o sal e as gorduras | É fundamental reduzir o consumo de alimentos com excesso de gorduras saturadas, eliminar o consumo de bebidas alcoólicas e açucaradas que tenham feito parte das férias, bem como diminuir o consumo de carboidratos refinados como é o caso das farinhas brancas, que muitas vezes fazem parte da alimentação das férias.

4. Optar por uma refeição leve ao jantar | O organismo não necessita de tantas calorias e alimento por razões hormonais e por isso, optar por uma refeição leve e de fácil digestão pode ser uma ajuda para regressar à rotina saudável e poupar tempo depois de um dia de trabalho.

5. Aumentar a prática da atividade física | Para os que interromperam as corridas no parque ou a mensalidade do ginásio durante o período de férias, é importante voltar ao exercício físico enquanto um auxiliar na drenagem, evitando as tão famosas retenções de líquidos. Ajuda também a controlar o apetite e a gastar as calorias que foram ingeridas. E o mais importante, é que promove a saúde do corpo, mas também da mente.É importante que as dietas sejam feitas à medida de cada um, personalizadas de acordo com o corpo e necessidades que são diferentes de pessoa para pessoa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório