Meteorologia

  • 25 ABRIL 2024
Tempo
14º
MIN 13º MÁX 19º

Sistema reprodutor feminino elimina espermatozóides indesejados após sexo

Nesta corrida, nem sempre ganha o mais rápido. Estes são os resultados de um novo estudo publicado na revista Proceedings of the Royal Society B.

Sistema reprodutor feminino elimina espermatozóides indesejados após sexo
Notícias ao Minuto

10:00 - 20/08/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Sistema reprodutor feminino

Ao contrário do que pensamos, o espermatozóide mais rápido nem sempre chega primeiro. Na verdade, vários produtos químicos no sistema reprodutor feminino também podem determinar quais os espermatozóides que são bem-sucedidos. Estes são os resultados de um novo estudo publicado esta quarta-feira na revista Proceedings of the Royal Society B.

“Todo o sistema reprodutor feminino parece ter evoluído para filtrar os espermatozóides 'indesejados'”, disse a professora de biologia da University of Eastern Finland e co-autora do estudo, Jukka Kekäläinen, à CNN.

Mais especificamente, o colo do útero atua como uma espécie de segurança reprodutiva, rejeitando espermatozóides 'mais fracos' e auxiliando aqueles com a maior probabilidade de sobrevivência.

Para testar a função seletiva do órgão, a equipa combinou todas as variações possíveis do fluido cervical de nove mulheres com o esperma de oito homens e, em seguida, comparou a taxa de finalização dos 'nadadores' com o genótipo de cada participante. Eles descobriram que os espermatozóides mais compatíveis eram também os menos semelhantes geneticamente ao óvulo.

De acordo como o estudo, o fenómeno pode ser atribuído ao facto de que “quanto mais diversos são esses genes, mais diversos são os tipos de infeções que pode combater”, explicou John Fitzpatrick, professor associado do departamento de zoologia da Universidade de Estocolmo, na Suécia. "Se o seu parceiro tem uma combinação ligeiramente diferente desses genes, então vai conseguir lutar contra uma gama ainda mais ampla de patógenos e doenças". 

Então, sim, a diversidade é a maior força do esperma. Mais importante ainda, a pesquisa revolucionária poderia ajudar os médicos a diagnosticar com mais precisão por que certos casais não conseguem conceber.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório