Meteorologia

  • 19 ABRIL 2024
Tempo
15º
MIN 14º MÁX 21º

Quatro segredos para conquistar a confiança de um gato

O seu gato não lhe dá confiança?

Quatro segredos para conquistar a confiança de um gato
Notícias ao Minuto

18:10 - 05/08/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Gatos

Desde que se sintam seguros e o seu espaço seja respeitado, os gatos são animais de estimação carinhosos e sociais, contudo, e conforme explica um artigo publicado no site especializado Perito Animal, o felino pode por várias razões não confiar ou perder a confiança no dono.

Se a convivência com o seu bichano não está fácil, siga estas quatro dicas partilhadas pelo Perito Animal. 

Dê-lhe espaço

Os felinos prezam o seu espaço, como tal deve reservar um local da casa que seja somente para ele, no qual tenha os seus brinquedos, comida, bebedouro e cama. Guarde ainda outro espaço para a caixa de areia e mantenha-a limpa - recomenda-se a sua higienização uma vez por dia. 

O poder da associação positiva

É simples. O seu bichano quererá passar mais tempo consigo se associar a sua presença a acontecimentos positivos. Por outras palavras, sempre que esteja com o seu gato faça questão de tornar a experiência marcante - por exemplo, dê-lhe um petisco, brinque com ele, faça-lhe festas, etc. Conforme explica o Perito Animal, desta forma o animal vai relacionar a sua presença com momentos agradáveis e assim irá conquistar mais facilmente a sua confiança. 

Evite castigá-lo

O castigo será associado a experiências negativas, além de exacerbar os níveis de stress e de ansiedade, gerando medo e insegurança. Porém, isto não quer dizer que não deve educar o seu gato, deve sim apostar em reforçar comportamentos positivos e se ocorrerem problemas de comportamento, deverá entender as causas e se necessário procurar a ajuda de um veterinário ou especialista. 

Mostre o seu amor

Até podem ser ariscos e parecer distantes, mas a verdade é que os gatos apreciam as nossas demonstrações de carinho e amor, seja através de festas, beijos, colo ou palavras doces. 

Seja paciente e mostre constantemente o afeto que sente pelo seu bichano, com o tempo irá estreitar os vínculos e conquistar a sua confiança. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório