Meteorologia

  • 18 ABRIL 2024
Tempo
23º
MIN 16º MÁX 26º

Fã de mexicano? Chef dá 5 dicas para fazer os melhores burritos em casa

Siga os conselhos do chef Manuel Perestrelo, autor da carta do restaurante Rosita, e aprenda a preparar esta iguaria mexicana.

Notícias ao Minuto

17:00 - 05/08/20 por Notícias ao Minuto

Lifestyle Chef Manuel Perestrelo

Viva ao burrito! Um dos pratos mexicanos mais populares e adorados em todo o mundo.

Esta delícia, consiste nada mais nada menos numa tortilha enrolada, geralmente recheada com carne, feijão e legumes, e temperada com queijo ou molhos.

Em tempos recentes, o arroz também foi incorporado na receita, que pode ser servida no prato ou saboreada na mão, em casa, no trabalho ou em qualquer lugar!

A sua confeção pede um bom equilíbrio de sabores e texturas e alguma técnica para o enrolar, e por isso mesmo, o chef Manuel Perestrelo, partilhou cinco dicas de ouro para preparar este prato típico do México no conforto da sua casa. O que nos diz, vamos meter as mãos na massa?

O passo a passo para um delicioso burrito, segundo as indicações de Manuel Perestrelo:

Escolher uma tortilha de 30cm

É importante que a tortilha, que pode ser de trigo ou de milho, seja maleável e que não seja nem demasiado grande, para não ficar massudo, nem muito pequena, sob pena de perder todo o recheio. O ideal é optar por uma tortilha com cerca de 30cm de diâmetro.

Refogar o feijão

Feijão vermelho é um dos elementos-chave do típico burrito, seja qual for a sua variante, mas não basta abrir uma lata e usar: para um melhor resultado, deve ser devidamente preparado e temperado. Para que ganhe mais sabor, pode, por exemplo, ser refogado com cubos de bacon.

Usar um arroz rico

O arroz vai tornar o prato mais consistente e absorver os sucos da carne, ou outros molhos utilizados, impedindo que cheguem à tortilha, evitando que se desfaça. Para conseguir sabores distintos, é preferível utilizar um arroz mais interessante, como o integral, o selvagem ou mesmo o aromático.

Dispor os ingredientes no centro

Enrolar o burrito é um dos grandes desafios. Apesar de parecer mais simples, os ingredientes não devem ser distribuídos à beira da tortilha, mas sim no centro. Desta forma, será possível dobrar uma aba da tortilha para cima da outra e usar esse movimento para apertar o conteúdo, enquanto é enrolado, garantindo que fica bem compactado.

Tostar o burrito

Porque a diferença está nos pormenores, eis um último passo para surpreender: antes de servir o prato, tostá-lo de ambos os lados durante um ou dois minutos vai dar-lhe alguma cor, crocância e um sabor torrado. Pode usar-se uma tostadeira, ou mesmo uma frigideira.

E se cozinhar não é para si... não desespere, porque o Rosita tem opções para todos os gostos, de porco, novilho, frango e vegetarianos, incluindo tacos e quesadillas. O menu do restaurante está disponível através das plataformas COOKOO ou UberEats, e para take away, com recolha no kitchen hub, no Alto dos Moinhos, em Lisboa.

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório