Meteorologia

  • 28 MARçO 2024
Tempo
12º
MIN 11º MÁX 18º

Psoríase, eczema e rosácea. Problemas de pele associados a outras doenças

Entenda o que a sua pele pode revelar sobre a sua saúde.

Psoríase, eczema e rosácea. Problemas de pele associados a outras doenças
Notícias ao Minuto

12:00 - 03/07/20 por Notícias Ao Minuto

Lifestyle Saúde

As condições da pele podem estar ligadas a outros problemas de saúde. Quem o diz é a Healhty que explica como o eczema está ligado à depressão e ansiedade, a psoríase a doenças cardíacas e a rosácea ao Alzheimer.

Eczema: ligado à depressão e ansiedade

A comichão e as manchas vermelhas desta condição podem aparecer em várias áreas do corpo, como no pescoço, nas mãos, nos cotovelos internos... É muito comum e, embora muitas vezes apareça pela primeira vez em crianças, os adultos também podem desenvolvê-lo. Uma surpresa, no entanto, é o impacto do eczema na saúde mental, diz o dermatologista Jonathan Silverberg. "Muitos pacientes sentem que estão de mau humor ou têm um transtorno depressivo maior. Muito disso deriva de uma doença de pele", diz.

Psoríase: associada a doenças cardíacas

Esta doença auto-imune que causa manchas escamosas e ásperas na pele, também pode estar relacionada a alguns problemas graves de saúde. A ciência mostra que pessoas com psoríase grave têm 58% mais chances de ter um "evento cardíaco importante" e 43% mais chances de sofrer um derrame. "Pode haver certos marcadores inflamatórios envolvidos na psoríase e no desenvolvimento de placas nas artérias", diz Jonathan Silverberg.

Rosácea: pode estar ligada à doença de Alzheimer

A rosácea - uma condição marcada pela vermelhidão da pele - está associada a um risco aumentado de 28% de demência em mulheres, segundo uma pesquisa de 2016 da revista Annals of Neurology. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório