Meteorologia

  • 16 ABRIL 2024
Tempo
20º
MIN 13º MÁX 26º

As raças de cães que mais sofrem com o excesso de calor

Um novo estudo aponta que o calor em demasia pode ter efeitos danosos nos cães, sobretudo nos animais com o focinho 'achatado'.

As raças de cães que mais sofrem com o excesso de calor

Ao analisarem os dados clínicos de mais de 900 mil cães no Reino Unido, investigadores da Universidade Trent de Nottingham e da Royal Veterinary College, detetaram que mais de 1.200 cães receberam tratamento para a hipertermia - processo em que ocorre o aquecimento excessivo do corpo - durante a realização da pesquisa, com cerca de 400 patudos afetados em apenas um ano, avança a revista Galileu. 

O estudo britânico, publicado na revista Scientific Reports, revela que temperaturas elevadas podem impactar gravemente na saúde dos cães, sobretudo naqueles que se distinguem por um focinho 'achatado'. Nomeadamente raças como o pug, chow chow e buldogue, donos de um crânio braquicefálico, evidenciado por uma cabeça mais curta, face plana e nariz curto.

O buldogue inglês, por exemplo, mostrou uma probabilidade 14 vezes superior de sofrer de hiperteria, comparativamente a um labrador.

Segundo os investigadores, as raças com maior risco incluem: o chow chow (x17), buldogue (x14); buldogue francês (x6); dogue de Bordeaux (x5); galgo (x4); cavalier king charles spaniel (x3); pug (x3); golden retriever (x3) e springer spaniel (x3).

"É provável que os cães braquicefálicos superaqueçam devido aos seus mecanismos de resfriamento inerentemente ineficazes", afirmou Emily Hall, investigadora principal e cirurgiã veterinária na Escola de Ciências Animais, Rurais e Ambientais da Universidade Trent de Nottingham, num artigo publicado no site da instituição de ensino superior. 

Recomendados para si

;

Receba dicas para uma vida melhor!

Moda e Beleza, Férias, Viagens, Hotéis e Restaurantes, Emprego, Espiritualidade, Relações e Sexo, Saúde e Perda de Peso

Obrigado por ter ativado as notificações de Lifestyle ao Minuto.

É um serviço gratuito, que pode sempre desativar.

Notícias ao Minuto Saber mais sobre notificações do browser

Campo obrigatório